Pular para o conteúdo principal

Outubro Rosa



Mês de outubro chegando ao fim e não tinha como deixar de falar do movimento "Outubro Rosa".

Vou começar falando um pouco sobre a história do movimento, o Outubro Rosa tem sua história ligada a criação do famosos Laço cor de rosa pela Fundação Susana G. komem, que foi distribuído aos participantes da primeira corrida pela Cura, realizada em 1990 na cidade de Nova York/EUA.



Porém, em 1997 entidades nas cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram a realizar ações voltadas a prevenção do Câncer de Mama e as denominaram de Pink October, Outubro Rosa.

A popularidade do movimento expandiu-se de forma bonita, motivando as pessoas e unindo diversos povo em torno dessa causa tão nobre. E se tornou sinônimo mundial da luta contra Esmeralda que afeta as mulheres e é o segundo tipo mais freqüente de câncer no mundo, conforme dados da Organização Mundial de Saúde.


Outubro Rosa no Mundo

Contudo no Brasil, a primeira iniciativa de apoio ao movimento ocorreu em 2002, quando foi iluminado com a cor Rosa o monumento do Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera). Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes da luta contra o câncer de mama, apoiada por uma conceituada industria de cosmético européia. Desde então, vários Estados Nuno Brasil vem abraçando Movimento e iluminando seus prédios públicos.


Outubro Rosa no Brasil

Outubro Rosa em Sergipe

Tenho a felicidades de dizer que não teve nenhum caso de câncer em minha família. Mas pude acompanhar a dor que é, ter uma pessoa próxima sofrendo desse mal, e pior ainda, depender do tratamento oferecido pelo Sistema Único de Saúde - SUS.

Pude acompanhar desde a apreensão com o resultados da biopsia, a frustração de se submeter a mastectomia, a dolorosa e temida quimioterapia e dor de ver que ela não resistiu a batalha, mas não por força de vontade e falta de apoio dos que estavão ao seu lado. Mas si , por incompetência dos governantes, que deixam faltar remédios necessário para o tratamento.

Pergunto, de que adianta bonitas campanhas publicitarias de que a saúde publica vai bem, se pacientes voltam para casa sem fazer a quimioterapia,  por falta de medicamento?

O mês de outubro esta findando, mas luta contra o câncer de mama esta longe do seu fim. Temos que ter a consciência que não basta ter o Outubro Rosa, se as mulheres não fazem o simples exame de toque, quem dirá a mamografia  É muito importante o exame para prevenir-se,  eu fiz minha primeira mamografia com 31 anos, logo após o nascimento de Serginho e o falecimento da tia de minha amiga Helenilza (in memoriam). Me dei conta que doença ruim não pertencem só aos outros: a tia da minha amiga, a prima da minha mãe que mora longe. E não custa nada a gente se prevenir.


Comentários

  1. Que post interessante. Bom saber que no Brasil a ideia teve que partir dos cidadão e não do poder publico. 

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz Páscoa!

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. A Páscoa representa a vitória da vida sobre a morte, o sacrifício pela verdade e pelo amor .Jesus demonstrou que não se consegue matar as grandes idéias renovadoras, os grandes exemplos de amor ao próximo e de valorização da Vida. Quando era criança sempre me perguntava por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano? Pois bem, o dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Pá...

Lei Menino Bernardo

Sem dúvida, um assunto que gera polêmica é o uso ou não da palmada como auxiliar no processo educativo infantil. Quando criança levei muitas surras, não somente palmadas. Se mereci, não sei... contudo, prometi que ao ser mãe não bateria nos meus filhos, pois não gostava de apanhar. Meus pais foram criados assim, apanhando, por isso não os culpo ou guardo remorso. Se hoje sou o que sou por causa das palmadas? Garanto que não! Para mim palmada não educa. Serginho - meu primogênito - está com seis anos e nunca levou, de mim, um tapa no bumbum.  Prefiro impor castigos, deixá-lo sem ver TV ou sem usar computador. A primeira vez que o meu esposo – Sérgio - deu-lhe uma palmada, choramos os três juntos. Eu sou contra a palmada! Concordo com o que a Xuxa disse ao Fantástico, ao defender a total ausência de violência. "Eu acho que não tem que ter violência contra a criança. Ninguém está falando de como tem que ser feito, a gente está falando do que não pode ser feito. Não pode usar violênci...

Infecção urinária em crianças: como prevenir ..

Não são só os adultos que sofrem com o problema. Crianças e até bebês podem apresentar esse tipo de infecção Crianças também sofrem de infecção urinária. E na maioria das vezes ela não está relacionada a más formações anatômicas, e sim à contaminação pelas  fezes . Na época das  fraldas , por mais que a troca aconteça constantemente, elas podem entrar no canal da uretra e causar a infecção.  Segundo Alessandro Danesi, pediatra do Hospital Sírio Libanês (SP), o problema é mais comum em meninas, por conta da anatomia. “Os meninos têm a uretra mais comprida, o que evita a chegada das fezes até a bexiga. Por isso, quando as meninas começam a se limpar sozinhas, é fundamental que os pais ensinem a maneira correta de fazer a higiene, da frente para trás”, diz. Sintomas e tratamento Os primeiros sinais de que o seu filho está com infecção é quando ele se queixa de dor ao urinar, faz  xixi  várias vezes e em pequena quantidade. E como identificar isso no bebê? “Ou por m...