Pular para o conteúdo principal

Infecção urinária em crianças: como prevenir ..


Não são só os adultos que sofrem com o problema. Crianças e até bebês podem apresentar esse tipo de infecção

Crianças também sofrem de infecção urinária. E na maioria das vezes ela não está relacionada a más formações anatômicas, e sim à contaminação pelas fezes. Na época das fraldas, por mais que a troca aconteça constantemente, elas podem entrar no canal da uretra e causar a infecção. 
Segundo Alessandro Danesi, pediatra do Hospital Sírio Libanês (SP), o problema é mais comum em meninas, por conta da anatomia. “Os meninos têm a uretra mais comprida, o que evita a chegada das fezes até a bexiga. Por isso, quando as meninas começam a se limpar sozinhas, é fundamental que os pais ensinem a maneira correta de fazer a higiene, da frente para trás”, diz.

Sintomas e tratamento

Os primeiros sinais de que o seu filho está com infecção é quando ele se queixa de dor ao urinar, faz xixi várias vezes e em pequena quantidade. E como identificar isso no bebê? “Ou por meio de uma febre sem sinais evidentes que sugiram alguma doença, como gripe, infecção de garganta, ou se perceber a urina turva e com cheiro alterado”, afirma Danesi. O diagnóstico deve ser sempre confirmado com exame de urina.

O tratamento é feito geralmente com antibióticos, e dura, em média, 10 dias. Segundo o pediatra, as crianças respondem relativamente rápido à medicação e logo a febre vai embora e param de se queixar de dor. “É importante que, após dois dias do término do tratamento, seja realizado um novo exame de urina, para verificar se a infecção acabou”, diz.

Por que investigar a infecção 
Como a infecção em meninos é mais rara, é preciso saber o que acarretou o problema. “Deve-se, por exemplo, avaliar se a criança tem fimose, porque ela dificulta a higiene da região peniana”, diz Danesi. No caso das meninas, que têm mais propensão à infecção urinária, é necessário aguardar um segundo episódio para analisar.

O que não pode acontecer são infecções urinárias de repetição, que podem comprometer a função renal da criança no futuro. Um diagnóstico preciso é fundamental para descartar se o problema é provocado por bactérias, alteração anatômica, refluxo da urina, que necessitem medicação ou cirurgia.

Há algo que eu possa fazer para evitar as infecções? 

Ricardo CorreaCertas crianças têm mesmo uma tendência a sofrer de infecções no trato urinário, mas há algumas medidas que você pode tomar para reduzir o risco: 
• Dê muito líquido ao seu filho. Além de manter o trato urinário em constante atividade, os líquidos ajudam a evitar a prisão de ventre, que pode colaborar para que haja infecções.
• Também para evitar a prisão de ventre, ofereça bastante fibra ao bebê, como frutas, verduras e grãos integrais, quando ele já estiver comendo outros alimentos além do leite. 
• Se você está amamentando, mantenha o aleitamento até o bebê ter no mínimo 7 meses. Estudos já mostraram que o leite materno até essa fase protege contra infecções urinárias, e a proteção se mantém até a criança ter mais de 2 anos, mesmo que não mame mais no peito. 
• No caso de meninas, não use muito sabonete na água do banho, para não irritar a região vaginal. E sempre limpe a área da frente para trás, quando estiver trocando a fralda, para não levar bactérias do bumbum para a vagina. 


Texto de Ana Paula Fontes - Revista Crescer

Comentários

  1. Muito boa essa matéria, os pais devem sempre ficar atentos a esses casos, de infecção urinária, tem cura mais a criança sofre um pouco, amiga vim te desejar uma boa tarde, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucimar, resolvi fazer o post dessa matéria depois que sofri com minha bebezinha. Nunca pensei passar por isso. Um adulto sofre com essa infecção, imagina só o que ela passou.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz Páscoa!

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. A Páscoa representa a vitória da vida sobre a morte, o sacrifício pela verdade e pelo amor .Jesus demonstrou que não se consegue matar as grandes idéias renovadoras, os grandes exemplos de amor ao próximo e de valorização da Vida. Quando era criança sempre me perguntava por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano? Pois bem, o dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Pá...

7 lugares que desejo conhecer

Esse é o tema da Blogagem coletiva, do Café entre Amigos, dessa semana. Muitos colegas meus, devem estar esperando aparecer aqui cidades como nova York, Paris ou Milão. Por mais que esses lugares sejam encantadores, não estão na minha lista de lugares que quero conhecer antes de morrer. Na minha lista, contem lugares exóticos, históricos, e que vai valer a pena, esperar Aninha e Serginho ficarem maiores para viajarmos juntos. Mas vamos lá, nos lugares que eu quero conhecer... 1 – Dinamarca A vontade de conhecer esse lugar surgiu quando estava lendo Hamlet (Shakespeare), afinal quem não se lembra da famosa frase: “algo de podre acontece no reino da Dinamarca”. E quando estudei economia, ficou mais forte (fiz um trabalho sobre esse país). A Dinamarca possui um dos melhores IDH, segundo a ONU. Descobri que licença maternidade, lá dura um ano, e desemprego é quase nulo. 2- Stonehenge – Inglaterra Fica na planície de Salisbury, no sul da Inglaterra. Um monumento histórico que sempre me fasc...