Dia do Professor

By Cantinho da Li - outubro 15, 2012


Hoje comemoramos o dia do Professor. Um profissional importante na formação do cidadão, e cada dia que passa seu papel social fica cada vez maior. 

Ser Professor, é ter um "Dom". O dom de ensinar, cabe a ele o papel de fazer circular conhecimento dentro da sala de aula.


Todo médico, dentista, engenheiro, arquiteto.. todos eles não nasceram sabendo, para sermos alguem na vida, tivemos que passar por uma sala de aula, tivemos um professor.

Para quem interessa saber, a criação da data se deu em virtude de no  dia 15 de outubro de 1827, D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil.por esse decreto  toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”.

A ideia de fazer do dia um feriado surgiu em São Paulo, no ano de 1947 , com o professor Salomão Becker e outros três colegas professores do Ginásio Caetano de Campos, que propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências etc.A reunião foi um sucesso e por este motivo outras escolas passaram a adotar a data, até que ela se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país. 

Em 14 de outubro de 1963, através do decreto  federal 52.682/63, foi oficializado o Dia Do Professor.

Lembro carinhosamente das minhas primeiras professoras do Jardim da Infância  Tia do Carmo e a Tia Neuza, lembro também da professora que ensinou-me a magia que é leitura, Tia Jocélia. E como não citar aqui, as duas fadas amada por meu Serginho, Tia Lu e Tia Barbara.  

Ao Mestre Com Carinho
Composição: (Biafra/Costa Netto) 


Quero aprender sua lição que faz tão bem pra mim
Agradecer de coração por você ser assim
Legal ter você aqui
um amigo em que eu posso acreditar
Queria tanto te abraçar

Pra alcançar as estrelas não vai ser fácil,
mas se eu te pedir
você me ensina como descobrir
qual é o melhor caminho

Foi com você que eu aprendi a repartir tesouros
Foi com você que eu aprendi a respeitar os outros
Legal ter você aqui
um amigo em que eu posso acreditar
Queria tanto te abraçar

Pra mostrar pra você que eu não esqueço mais essa lição
Amigo, eu ofereço essa canção
Ao mestre com carinho

Foi com você que eu aprendi a repartir tesouros
Foi com você que eu aprendi a respeitar os outros
Legal ter você aqui
um amigo em que eu posso acreditar
Queria tanto te abraçar

Pra mostrar pra você que eu não esqueço mais essa lição
Amigo, eu ofereço essa canção
Ao mestre com carinho

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. Oi Li.
    Uma linda homenagem minha amiga.Mestre é profissional indispensável para todos os outros. Pra você amiga que também é mestre blogueira na arte que desenvolve com maestria, deixei um mimo no meu blog. http://gracitamensagens.blogspot.com.br/2012/10/parabens-professor-voce-mestre-com.html
    Beijos com meu carinho
    Gracita

    ResponderExcluir
  2. O qui ceria de nois cem os profeçores? nãu ceriamoss blogueiros !!! e nein excreveriamus erado comu excrevi !!! Brigado fessora!!!
    Obs.: Uma da minhas filhas é normalista.


    Tirei 10?

    ResponderExcluir