Quinta Festiva - Festa Junina de Serginho

By Cantinho da Li - junho 01, 2012

Ontem foi dia da festinha junina na Serginho.


Nunca pensei em ver Serginho ansioso para fazer algo, como foi ontem. Estava todo preocupado com o que ia  comer, porque segundo ele, tem comida que deixa a gente cansado, e ele não queria ficar cansado ontem.
Se eu já tinha dado remédio ao papai (Sergio estava doente, dengue para variar), porque o papai não podia faltar
A preocupação dele para tudo dar certo, foi porque, ontem ele dançou com a namoradinha dele: Maria Luíza. rsrs.

Vocês podem não acreditar, mas deste o ano passado que Serginho me diz que ela é a namoradinha dele. O ano passado ele dançou com a priminha Júlia. Mas esse ano ele pediu a tia para dançar com ela. rsrsrs
Foi tudo lindo, me emocionei quando chegamos na salinha dele e ele encontrou Maria Luiza e disse: "Você tá linda". Confesso que do jeito que Serginho é carinhoso, já tenho ciumes das futuras namoradas deles.


A festa foi em comemoração ao Centenário de Luiz Gonzaga. O convite ficou lindo: 



Achei interessante a escola escolher esse tema, sobre o Mestre Luiz Gonzaga, uma figura impar tão importante para nós nordestino e para Musica Popular Brasileira. Ele foi responsável pela divulgação de ritmos como xaxado, baião e xote. Cantando sempre com o acompanhamento de sua sanfona, uma zabumba e o triangulo (formação do Famoso Trio Pé de Serra), levou a alegria das festas juninas nordestinas para o resto do país. O velho Lula, como também era chamado, tinha a proeza de cantar em ritmo de forro a pobreza, as tristezas e as injustiças da terra Nordestina. 

Luiz Gonzaga morreu em 2 de agosto de 1989, aos 76 anos.


Asa Branca

Composição: Luiz Gonzaga/ Humberto Teixeira

Quando oiei a terra ardendo,
Qual fogueira de São João,
Eu perguntei a Deus do céu, uai,
Por que tamanha judiação....

Que braseiro, que fornáia,
Nem um pé de prantação,
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão...

Inté mesmo a asa branca
Bateu assas do sertão
Entonce eu disse, adeus, Rosinha
Guarda contigo meu coração...

Hoje, longe muitas léguas,
Numa triste solidão,
Espero a chuva cair de novo
Pra eu vortá pro meu sertão...

Quando o verde dos teus óios...
Se espaiá na prantação...
Eu te asseguro, num chore não, viu...
Que eu vortarei, viu, meu coração...

  • Share:

You Might Also Like

7 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. Não acredito que esse gatinho já tem namoradinha, rsrs... Acho fofo, quando alimentado saudavelmente, como crianças mesmo... Porque aqui na minha rua tem umas mães que ensinam coisas horríveis para as crianças... Tenho certeza que no seu caso é mais uma brincadeira (: Bom, quero ver se meu primo vai participar da festinha de São João da escolinha dele, é que ele ainda tem 3 anos, naquela idade que tem vergonha de apresentar na frente da família...
    Chamou a menina de linda? Já tô vendo que vai ser romântico! Sorte da namorada dele! kkk
    Ah, essa música me fez lembrar das minhas festas de são joão na escola, sempre saudando o grande nordestino Luiz Gonzaga :D

    Amiga, tô seguindo aqui!
    Te convido a conhecer meu blog: http://livrosebatons.blogspot.com.br/

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francyelly obrigada pela visitinha. é um namorico saudável, inclusive sala dele na escola todos tem namoradinha. Também sentir uma saudade da minha época de criança quando dançava quadrilhas. Porque o repertorio da festa foi todo com Luiz Gonzaga

      Excluir
  2. retribuindo a visita, te seguindo bjs

    ResponderExcluir
  3. que criança linda e encantadora , amei as fotos e a felicidade estampada no rostinho dele !
    Beijo amiga !

    ResponderExcluir
  4. Adoro festa junina!!
    E vc já é sogra??? Ai meu Deus rsrs!!
    Não estou preparada para isso!!
    Lindos!! Formam um belo casal rsrs!!

    ResponderExcluir
  5. oieee amiga!!!
    seu blog é muito fofo. já estamos te seguindo.
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá retribuindo a visita, obrigado pelo carinho... Já estou te seguindo.. Beijos

    ResponderExcluir