Namoro Infantil

By Cantinho da Li - junho 20, 2012



“Nada é tão encantador quanto a imagem da inocência ... os dois mal saíram das fraldas, ainda não sabem falar direito, mais imagine só – se dizem namorados”

Não existe coisa mais bonita que o universo do faz de conta infantil. Nessa fase a criança experimenta vários papeis; ela pode ser mãe, professora, policial, bombeiro ... etc. Expõe suas fantasias em cada um dessas personagens. Mas o que fazer se seu filho chega e diz “tô namorando???
Existem pais que ficam constrangidos em conversar sobre o assunto; outros não dão muita bola e alguns desencorajam os filhos, afirmando que o namoro não é uma coisa boa.
Pessoalmente não vejo problema algum, desde que essa manifestação seja espontânea e desprovida de malicia, ou seja, uma brincadeira. Essa deve ser forma que os pais devem encaram essa situação. O namoro infantil está bem longe de ter as mesmas características do namoro de um adulto.
Segundo meu marido, que é psicólogo, existe fase em que a criança adquiri um namoradinho. Geralmente é aquele amiguinho (a) das brincadeiras, por quem ela nutre um carinho especial. Os pais devem mostrar que entendem que ela gosta do amiguinho (a) e não polemizar o assunto, agindo naturalmente e procurando estabelecer, com a criança, os limites saudáveis. Contundo, não permitir que essa brincadeira antecipe etapas do seu desenvolvimento.
Resumindo, não é recomendável reprimir mas também não deve-se incentiva-lo. Cada fase do crescimento da criança corresponde a vontade e necessidades diferentes, logo, seu comportamento não irá além do que é comum a sua idade. O melhor a fazer é evitar sustos,  observar os filhos e dialogar sempre.



  • Share:

You Might Also Like

9 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. Olá,
    Vim retribuir sua visitinha ao meu blog,sou BU 2167.
    Aproveito para te convidar á participar do 1° sorteio do meu blog,não fique de fora!
    Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Oi Li! Também estou por aqui, adorei sua visita!
    Estou te seguindo>>>>>>>>>
    bjs♥

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do post,
    ainda vamos passar por isso,
    é bom saber como agir!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Li, vim retribuir sua visitinha e conhecer seu blog.
    Já estou te seguindo.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  5. Olá Li! Quero te parabenizar pelo blog, ficou muito lindo. Eu tbm estou buscando alguns tutoriais que me auxiliem, pq quero deixar meu blog de cara nova tbm.Obrigada pela visita e por me segui. Já estou te seguindo tbm.
    Bjos
    Verinha
    http://veluartes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ah! Vem aqui no meu bloguinho pegar um selinho especial q eu separei pra vc.
    Te espero, tá!
    Bjo
    Verinha
    http://veluartes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Li!!
    Obrigada pela visita, também já esto te seguindo....bjos e parabéns pelo seu blog!!
    Bjos!!
    www.pontodopontocruz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. OI amada muito legal teu blog tenho 2 filhos e tenho blog para eles mais como não estava com muito tempo parai de atualizar mais é muito legal.
    Bem estou participando de teu blog pois gostei do que vi e se vc gostar de meus trabalhos venha participar de meu blog tbm !!!
    mil bjs

    www.mimusdefeltro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. oi amiga, vim retribuir a visita e te seguir tb...

    bjs

    Lucélia

    ResponderExcluir