Pular para o conteúdo principal

Semana Mundial da Amamentação

 
Este ano, de 1.º a 07 de agosto, esta sendo realizada a “Semana Mundial da Amamentação”. A iniciativa da Campanha é da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno que tem como principal objetivo, reunir e facilitar ações que apoiem, promovam e protejam o direito à amamentação. Desde então, a cada ano a SMAM vem destacando aspectos diversos da alimentação infantil. Neste ano, a SMAM 2012 concentra-se nos resultados alcançados com a “Estratégia Global para a Alimentação de Lactentes e Crianças de Primeira Infância”, que foi adotada pela Organização Mundial de Saúde e Unicef há dez anos atrás.

Durante a gravidez de Serginho, lembro que perguntava as minhas amigas, que já eram mães, como era amamentar. Todas sempre vinham com a resposta que “amamentar é puro instinto”. Daí, o que é instinto?

Instinto, segundo o dicionário Aurélio da língua portuguesa, é o “fato inato de comportamento dos animais, variável segundo a espécie, caracterizado, em dadas condições, por atividades elementares e automáticas”.

Conforme o conceito, pode-se dizer que o ser humano, na condição de animal – não obstante racional – também apresenta instintos, bem definidos, na sua constituição. Entretanto, esse “racional” é que faz a diferença na apresentação dos instintos, “variando segundo as espécies”.

Agora vejamos o significados do termo racional: No sentido psicológico, racionalização significa procurar uma justificação ou uma interpretação racional para um processo psicológico ou social desencadeado por fatores irracionais.

Comparando ambas definições, observamos que o ato institivo de amamentar, presente também nos irracionais, pode ser racionalizado, justificado ou interpretado na espécie humana. Dessa forma, quando as mães questionam se vão ou não amamentar, passam a comandar o instinto, o que vale dizer que este cede toda vez que a inteligência se apresenta.

No irracionais só há instinto. Na espécie humana há instinto e inteligência...

Quando a mãe se decide a amamentar, é por escolha pessoal. No animal o instinto comanda , não dando direito a escolhas...

Na amamentação humana quem comanda é o Amor, e este é o requinte dos sentimentos e não pode ser considerado, jamais, como gesto instintivo.

O que podemos chamar de instinto na amamentação é o reflexo de sucção do bb...Este sim, é instinto...

Coloque-se um dedo na sua boquinha e ele passará a sugar instintivamente. Não há escolha, raciocínio.... Ele apenas suga....

Amamentar, caso fosse apenas instinto, para que tantas campanhas de conscientização materna quanto à necessidade de se amamentar seus bebês?

Amamentar na espécie humana, se aprende.

Afirmar que “Amamentar é puro instinto”, é quase tão absurdo quanto dizer que toda mulher nasceu para ser mãe. Amamentar está longe de ser algo simples. Pois, segundo a OMS, mulheres que recebem alguma orientação durante o pré-natal, amamentam duas vezes mais que as que não recebem. Quanto mais você estiver informada, se preparar (os cuidados começam na gestação) e souber lidar com os desafios que podem acontecer nas primeiras semanas, mais segurança vai sentir e melhor será sua adaptação. Mas a importância do seu leite é indiscutível: pesquisas mostram cada vez mais benefícios, como proteção contra câncer de mama na mãe e aumento de QI no bebê.


Como se vê, amamentar é , indubitavelmente, um gesto de inteligência, de escolha, de interpretação, enfim, de Amor...





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Infecção urinária em crianças: como prevenir ..

Não são só os adultos que sofrem com o problema. Crianças e até bebês podem apresentar esse tipo de infecção Crianças também sofrem de infecção urinária. E na maioria das vezes ela não está relacionada a más formações anatômicas, e sim à contaminação pelas  fezes . Na época das  fraldas , por mais que a troca aconteça constantemente, elas podem entrar no canal da uretra e causar a infecção.  Segundo Alessandro Danesi, pediatra do Hospital Sírio Libanês (SP), o problema é mais comum em meninas, por conta da anatomia. “Os meninos têm a uretra mais comprida, o que evita a chegada das fezes até a bexiga. Por isso, quando as meninas começam a se limpar sozinhas, é fundamental que os pais ensinem a maneira correta de fazer a higiene, da frente para trás”, diz. Sintomas e tratamento Os primeiros sinais de que o seu filho está com infecção é quando ele se queixa de dor ao urinar, faz  xixi  várias vezes e em pequena quantidade. E como identificar isso no bebê? “Ou por m...

Feliz Páscoa!

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. A Páscoa representa a vitória da vida sobre a morte, o sacrifício pela verdade e pelo amor .Jesus demonstrou que não se consegue matar as grandes idéias renovadoras, os grandes exemplos de amor ao próximo e de valorização da Vida. Quando era criança sempre me perguntava por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano? Pois bem, o dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Pá...

7 lugares que desejo conhecer

Esse é o tema da Blogagem coletiva, do Café entre Amigos, dessa semana. Muitos colegas meus, devem estar esperando aparecer aqui cidades como nova York, Paris ou Milão. Por mais que esses lugares sejam encantadores, não estão na minha lista de lugares que quero conhecer antes de morrer. Na minha lista, contem lugares exóticos, históricos, e que vai valer a pena, esperar Aninha e Serginho ficarem maiores para viajarmos juntos. Mas vamos lá, nos lugares que eu quero conhecer... 1 – Dinamarca A vontade de conhecer esse lugar surgiu quando estava lendo Hamlet (Shakespeare), afinal quem não se lembra da famosa frase: “algo de podre acontece no reino da Dinamarca”. E quando estudei economia, ficou mais forte (fiz um trabalho sobre esse país). A Dinamarca possui um dos melhores IDH, segundo a ONU. Descobri que licença maternidade, lá dura um ano, e desemprego é quase nulo. 2- Stonehenge – Inglaterra Fica na planície de Salisbury, no sul da Inglaterra. Um monumento histórico que sempre me fasc...