Consumismo Infantil‏

By Cantinho da Li - julho 28, 2012



Levante a mão aquele que não é consumista???

Hoje em dia é muito difícil não termos o hábito de consumir desnecessariamente. Quando criança, fui criada de maneira diferente da  dos meus filhos. papel do presente, por exemplo, era guardado para embrulhar outros pacotes. Os livros eram forrados de maneira que podia-se usá-los no ano seguinte, lembro-me que os livros de minha irmã foram usados por mim. Refrigerantes só aos domingose aguá, era no filtro de barro. Atualmente vivemos uma geração do descarte. Mas, a quem culpar por isso, por esse nocivo habito de consumir?

Meu marido é consumista de carteirinha, então, infelizmente, Serginho adquiriu esse hábito. As vezes pego ele em frenta TV, diante de um comercial, falando que precisa comprar esse ou aquele brinquedo.

Sendo assim, que fazer? Como combater o prazer do consumo que é estimulado pela TV? 

Confesso que não sei ... por isso estou abraçando a comapanha #desocupaCONAR, do pessoal www.infancialivredeconsumismo.com.br 

Sou da opinião que não faz sentido apontar os pais como unicos culpados, sob a acusação de terem medo do NÃO aos filhos, quando o consumismo ensaia os primeiros passos.

A maioria das pessoas não tem noção do tamanho do problema que é o consumismo infantil aliado a bendita propaganda de TV. Então que o CONAR regulamente a publicidades para os nossos pequenos.

  • Share:

You Might Also Like

3 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. Complicado mesmo né?
    Quando falou do papel de presente me lembrei.. verdade.. abríamos com todo cuidado pra não rasgar... e lá em casa guardávamos embaixo do colchão pra não estragar..
    Hoje parece que somo induzidos a comprar.. comprar.. comprar..
    Gostei do seu post..
    Beijinhos
    Sheila

    ResponderExcluir
  2. Menina concordo hoje em dia os pais não sabem dizer não até pq muitos nem sabem se controlar tbm. Sou da época em que presente era no aniversario e natal e olhe la viu rs tinha que passar de ano na escola e ser uma boa filha se não.... ótimo post.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Liene, é bem verdade mesmo o que falou, mais aqui ainda reutilizamos embalagens de presentes , rsrs, mais meus filhotes, não podemos culpar só os pais pelo consumismo, mais infelizmente podem ter sua parcela de culpa , aqui meus filhos não andam pedindo as coisas, graças a Deus, só assitem quando permitido e normalmente eles preferem os dvd da igreja mesmo, eles amam musica, internet e jogos , só de vez em quando e com tempo especificado antes , nesses tempos que que vivemos é muito dificl educar filhos,mais é confiar em Deus e muita oração.
    Querida gostei do seu blog , do conteudo dele e já sou uma seguidora, vm convidar-lhe para participar de um sorteio em meu blog , fcarei feliz com sua presença lé se puder é claro,bjs.
    Leide Lima
    http://eclafvariedades.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir