Pular para o conteúdo principal

Consumismo Infantil‏



Levante a mão aquele que não é consumista???

Hoje em dia é muito difícil não termos o hábito de consumir desnecessariamente. Quando criança, fui criada de maneira diferente da  dos meus filhos. papel do presente, por exemplo, era guardado para embrulhar outros pacotes. Os livros eram forrados de maneira que podia-se usá-los no ano seguinte, lembro-me que os livros de minha irmã foram usados por mim. Refrigerantes só aos domingose aguá, era no filtro de barro. Atualmente vivemos uma geração do descarte. Mas, a quem culpar por isso, por esse nocivo habito de consumir?

Meu marido é consumista de carteirinha, então, infelizmente, Serginho adquiriu esse hábito. As vezes pego ele em frenta TV, diante de um comercial, falando que precisa comprar esse ou aquele brinquedo.

Sendo assim, que fazer? Como combater o prazer do consumo que é estimulado pela TV? 

Confesso que não sei ... por isso estou abraçando a comapanha #desocupaCONAR, do pessoal www.infancialivredeconsumismo.com.br 

Sou da opinião que não faz sentido apontar os pais como unicos culpados, sob a acusação de terem medo do NÃO aos filhos, quando o consumismo ensaia os primeiros passos.

A maioria das pessoas não tem noção do tamanho do problema que é o consumismo infantil aliado a bendita propaganda de TV. Então que o CONAR regulamente a publicidades para os nossos pequenos.

Comentários

  1. Complicado mesmo né?
    Quando falou do papel de presente me lembrei.. verdade.. abríamos com todo cuidado pra não rasgar... e lá em casa guardávamos embaixo do colchão pra não estragar..
    Hoje parece que somo induzidos a comprar.. comprar.. comprar..
    Gostei do seu post..
    Beijinhos
    Sheila

    ResponderExcluir
  2. Menina concordo hoje em dia os pais não sabem dizer não até pq muitos nem sabem se controlar tbm. Sou da época em que presente era no aniversario e natal e olhe la viu rs tinha que passar de ano na escola e ser uma boa filha se não.... ótimo post.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Liene, é bem verdade mesmo o que falou, mais aqui ainda reutilizamos embalagens de presentes , rsrs, mais meus filhotes, não podemos culpar só os pais pelo consumismo, mais infelizmente podem ter sua parcela de culpa , aqui meus filhos não andam pedindo as coisas, graças a Deus, só assitem quando permitido e normalmente eles preferem os dvd da igreja mesmo, eles amam musica, internet e jogos , só de vez em quando e com tempo especificado antes , nesses tempos que que vivemos é muito dificl educar filhos,mais é confiar em Deus e muita oração.
    Querida gostei do seu blog , do conteudo dele e já sou uma seguidora, vm convidar-lhe para participar de um sorteio em meu blog , fcarei feliz com sua presença lé se puder é claro,bjs.
    Leide Lima
    http://eclafvariedades.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz Páscoa!

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. A Páscoa representa a vitória da vida sobre a morte, o sacrifício pela verdade e pelo amor .Jesus demonstrou que não se consegue matar as grandes idéias renovadoras, os grandes exemplos de amor ao próximo e de valorização da Vida. Quando era criança sempre me perguntava por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano? Pois bem, o dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Pá...

Lei Menino Bernardo

Sem dúvida, um assunto que gera polêmica é o uso ou não da palmada como auxiliar no processo educativo infantil. Quando criança levei muitas surras, não somente palmadas. Se mereci, não sei... contudo, prometi que ao ser mãe não bateria nos meus filhos, pois não gostava de apanhar. Meus pais foram criados assim, apanhando, por isso não os culpo ou guardo remorso. Se hoje sou o que sou por causa das palmadas? Garanto que não! Para mim palmada não educa. Serginho - meu primogênito - está com seis anos e nunca levou, de mim, um tapa no bumbum.  Prefiro impor castigos, deixá-lo sem ver TV ou sem usar computador. A primeira vez que o meu esposo – Sérgio - deu-lhe uma palmada, choramos os três juntos. Eu sou contra a palmada! Concordo com o que a Xuxa disse ao Fantástico, ao defender a total ausência de violência. "Eu acho que não tem que ter violência contra a criança. Ninguém está falando de como tem que ser feito, a gente está falando do que não pode ser feito. Não pode usar violênci...

Infecção urinária em crianças: como prevenir ..

Não são só os adultos que sofrem com o problema. Crianças e até bebês podem apresentar esse tipo de infecção Crianças também sofrem de infecção urinária. E na maioria das vezes ela não está relacionada a más formações anatômicas, e sim à contaminação pelas  fezes . Na época das  fraldas , por mais que a troca aconteça constantemente, elas podem entrar no canal da uretra e causar a infecção.  Segundo Alessandro Danesi, pediatra do Hospital Sírio Libanês (SP), o problema é mais comum em meninas, por conta da anatomia. “Os meninos têm a uretra mais comprida, o que evita a chegada das fezes até a bexiga. Por isso, quando as meninas começam a se limpar sozinhas, é fundamental que os pais ensinem a maneira correta de fazer a higiene, da frente para trás”, diz. Sintomas e tratamento Os primeiros sinais de que o seu filho está com infecção é quando ele se queixa de dor ao urinar, faz  xixi  várias vezes e em pequena quantidade. E como identificar isso no bebê? “Ou por m...