Pular para o conteúdo principal

As crianças e a moda - Sua filha é uma “It Baby”?


Depois do 'boom' das “It girls”, propagado por todos os cantos pelas blogueiras de moda surge o termo It Baby, que seriam bebês estilosos que ditam a moda, e o estouro deste termo aconteceu com a Suri Cruise, filha do Tom Cruise com a Katie Holmes. Dona de um closet de fazer inveja em crianças (e adultos) do mundo inteiro, a pequena Suri nasceu linda com seu rosto angelical e logo cedo causou polemica, pois aos 2 aninhos já havia pintado as unhas de vermelho, aos 3 andava de salto.
 
Suri Cruise - Fotos Google

Falar que somente essa geração de crianças está ligada em moda, é um erro. Por exemplo, nos meus oito anos, quando assistia à novela, adorava criar vestidos para minhas bonecas e as bonecas das amigas, sonhava ser estilista, sonho que foi cortado por minha mãe, que costureira sendo ela, não via futuro em eu seguir tal carreira.

Lendo uma matéria sobre o tema no site Ela Moda, vi que existe um exercito que criticam crianças que se vestem assim, falando que elas não têm infância, e que roupa de criança devia ser como antigamente. Que tal comportamento incentivam o consumismo e também o famoso termo usado por psicólogos e pedagogos, a criança pula etapas da sua vida, pois ela estaria numa fase de ‘adultização’ infantil.

A má formação do caráter e relógios biológicos atropelados transformam essas crianças em pequenos adultos, que, consequentemente, serão adultos infantilizados, pois ultrapassaram etapas importantes do seu crescimento sem sequer experimentá-las.” Maria Augusta Ribeiro 

Alguns especialistas acreditam que algumas mães criam nas suas filhas o padrão de beleza que ambicionou para si. No entanto, o que dizer quando a mãe pouco se importa com os padrões de beleza atuais e é surpreendida vendo sua filha experimentando roupas enfrente ao espelho. É mais ou menos, isso que acontece em casa. Ana Luísa é super vaidosa, chega ao ponto de escolher a roupa que vou usar.

Sou da opinião que a infância passa rápido, e quero que meus filhos tirem o maior proveito, possível, dessa fase. Por isso tento conciliar esse gosto de Aninha por moda nas suas brincadeiras infantis. Brincamos muito de bonecas, trocando as roupas, penteados os cabelos e até maquiando.

Sim maquiando, quando era criança tinha o desejo de ganhar essas bonecas que só tem o rosto e a criança faz maquiagem nela (nunca ganhei), comprei uma para minha filha. Também encontrei um esmalte a base de água, que sai lavando as mãos. Adoro ver minha filha arrumada, mas gosto mesmo de vê-la fazendo coisas de meninas da sua idade.

A vida é cruel, lembro que quando criança sonhava em ser adulto, tipo o filme De Repente 30. E, quando adultos tornamos, lembramos com nostalgia o tempo da infância, do prazer de sentir o cheiro da terra molhada, te tentar engolir a chuva, ou correr descalça sem pensar nas consequências. Ser criança é isso, e elas não têm consciência do momento que estão vivendo, cabe a nós, pais, fazermos o possível para eles serem aproveitados.


Lembro que certa vez li no Blog da Luz de Luma que: “Educar dói. Saber educar um filho é uma arte que nem todos possuem...”.


Cleo (fotos @beta_faria) e Rafa (fotos @karenmakh) It babys fofas, sucesso no Instagram

Aninha minha linda filha!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz Páscoa!

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. A Páscoa representa a vitória da vida sobre a morte, o sacrifício pela verdade e pelo amor .Jesus demonstrou que não se consegue matar as grandes idéias renovadoras, os grandes exemplos de amor ao próximo e de valorização da Vida. Quando era criança sempre me perguntava por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano? Pois bem, o dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Pá...

Lei Menino Bernardo

Sem dúvida, um assunto que gera polêmica é o uso ou não da palmada como auxiliar no processo educativo infantil. Quando criança levei muitas surras, não somente palmadas. Se mereci, não sei... contudo, prometi que ao ser mãe não bateria nos meus filhos, pois não gostava de apanhar. Meus pais foram criados assim, apanhando, por isso não os culpo ou guardo remorso. Se hoje sou o que sou por causa das palmadas? Garanto que não! Para mim palmada não educa. Serginho - meu primogênito - está com seis anos e nunca levou, de mim, um tapa no bumbum.  Prefiro impor castigos, deixá-lo sem ver TV ou sem usar computador. A primeira vez que o meu esposo – Sérgio - deu-lhe uma palmada, choramos os três juntos. Eu sou contra a palmada! Concordo com o que a Xuxa disse ao Fantástico, ao defender a total ausência de violência. "Eu acho que não tem que ter violência contra a criança. Ninguém está falando de como tem que ser feito, a gente está falando do que não pode ser feito. Não pode usar violênci...

Infecção urinária em crianças: como prevenir ..

Não são só os adultos que sofrem com o problema. Crianças e até bebês podem apresentar esse tipo de infecção Crianças também sofrem de infecção urinária. E na maioria das vezes ela não está relacionada a más formações anatômicas, e sim à contaminação pelas  fezes . Na época das  fraldas , por mais que a troca aconteça constantemente, elas podem entrar no canal da uretra e causar a infecção.  Segundo Alessandro Danesi, pediatra do Hospital Sírio Libanês (SP), o problema é mais comum em meninas, por conta da anatomia. “Os meninos têm a uretra mais comprida, o que evita a chegada das fezes até a bexiga. Por isso, quando as meninas começam a se limpar sozinhas, é fundamental que os pais ensinem a maneira correta de fazer a higiene, da frente para trás”, diz. Sintomas e tratamento Os primeiros sinais de que o seu filho está com infecção é quando ele se queixa de dor ao urinar, faz  xixi  várias vezes e em pequena quantidade. E como identificar isso no bebê? “Ou por m...