Pular para o conteúdo principal

O potencial da música para crianças




Ao redor do mundo, bebês e crianças vão crescer ao som das cantigas de ninar e cirandas de roda tradicionais de seus países. Talvez, intuitivamente, já sabíamos de algo que vem sendo comprovado pela ciência atualmente: a música é um meio muito importante para o crescimento e desenvolvimento infantil. Não é de se estranhar que crianças que vivem em um meio onde a música seja difundida prosperem. E ela não é somente usada como prazer e estímulo para criança, mas também está se tornando uma forma de terapia eficaz para diversos distúrbios.  

A música é um dos melhores meios de aprendizado na primeira infância. Assim como na escola, uma temática como a “China” , por exemplo, pode ser trabalhada na aula de história, geografia, português, estudos sociais e artes; a música também pode ser vista como multi-disciplinar pois abrange diversos aspectos do desenvolvimento infantil. Nesta comparação, as “matérias” da escola seriam então os aspectos sociais e emocionais, a linguagem e o aletramento, a cognição e o desenvolvimento motor.

A música ajuda o cérebro a fazer as conexões necessárias para todos estes aspectos citados acima. Quando engajamos nossas crianças em músicas apropriadas para sua idade, elas se beneficiam profundamente. Neste artigo trazemos apenas alguns exemplos de como a música colabora para o desenvolvimento e amadurecimento da criança.

Crianças expostas à palavra cantada aprendem a falar e desenvolvem as habilidades de leitura mais rapidamente. Elas também desenvolvem habilidades sociais e suas emoções, ambas essenciais para uma boa socialização durante a inserção na escola e também para a vida toda!

Mas se pensarmos um pouco mais, podemos encontrar outros benefícios da música. As dancinhas elaboradas pelas professoras do maternal, não só ajudam na alfabetização mas também impulsionam a motricidade fina, a criatividade e imaginação. Fomenta-se também o livre exercício da compreensão e interpretação das musiquinhas favoritas.

A capacidade de concentração aumenta quando eles passam a tocar um instrumento musical, pois eles têm que se concentrar em uma atividade específica durante um longo período.

Uma outra modalidade de uso da música é a musicoterapia. Altamente benéfica, ela pode ser usada com crianças que apresentam problemas para desenvolver a fala. Este tipo de terapia também é altamente eficaz em casos de autismo e outros síndromes do espectro autista, permitindo à criança um canal de comunicação através da música.

A terapia não se refere unicamente às crianças, geralmente ela trabalha em conjunto toda a família, lidando com casos de depressão pós parto, por exemplo, a músicoterapia pode aproximar e melhorar a relação mamãe e bebê. Esta característica da terapia pretende açambarcar a  comunicação, o desenvolvimento físico e a ligação entre pais e filhos. No vídeo sobre musicoterapia você pode ver como esta modalidade tem sido usada no Reino Unido e como tem ajudado famílias inteiras.


O mundo da música tem muito a oferecer para as nossas crianças, estimule os seus filhos a escutarem música! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz Páscoa!

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. A Páscoa representa a vitória da vida sobre a morte, o sacrifício pela verdade e pelo amor .Jesus demonstrou que não se consegue matar as grandes idéias renovadoras, os grandes exemplos de amor ao próximo e de valorização da Vida. Quando era criança sempre me perguntava por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano? Pois bem, o dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Pá...

Lei Menino Bernardo

Sem dúvida, um assunto que gera polêmica é o uso ou não da palmada como auxiliar no processo educativo infantil. Quando criança levei muitas surras, não somente palmadas. Se mereci, não sei... contudo, prometi que ao ser mãe não bateria nos meus filhos, pois não gostava de apanhar. Meus pais foram criados assim, apanhando, por isso não os culpo ou guardo remorso. Se hoje sou o que sou por causa das palmadas? Garanto que não! Para mim palmada não educa. Serginho - meu primogênito - está com seis anos e nunca levou, de mim, um tapa no bumbum.  Prefiro impor castigos, deixá-lo sem ver TV ou sem usar computador. A primeira vez que o meu esposo – Sérgio - deu-lhe uma palmada, choramos os três juntos. Eu sou contra a palmada! Concordo com o que a Xuxa disse ao Fantástico, ao defender a total ausência de violência. "Eu acho que não tem que ter violência contra a criança. Ninguém está falando de como tem que ser feito, a gente está falando do que não pode ser feito. Não pode usar violênci...

Infecção urinária em crianças: como prevenir ..

Não são só os adultos que sofrem com o problema. Crianças e até bebês podem apresentar esse tipo de infecção Crianças também sofrem de infecção urinária. E na maioria das vezes ela não está relacionada a más formações anatômicas, e sim à contaminação pelas  fezes . Na época das  fraldas , por mais que a troca aconteça constantemente, elas podem entrar no canal da uretra e causar a infecção.  Segundo Alessandro Danesi, pediatra do Hospital Sírio Libanês (SP), o problema é mais comum em meninas, por conta da anatomia. “Os meninos têm a uretra mais comprida, o que evita a chegada das fezes até a bexiga. Por isso, quando as meninas começam a se limpar sozinhas, é fundamental que os pais ensinem a maneira correta de fazer a higiene, da frente para trás”, diz. Sintomas e tratamento Os primeiros sinais de que o seu filho está com infecção é quando ele se queixa de dor ao urinar, faz  xixi  várias vezes e em pequena quantidade. E como identificar isso no bebê? “Ou por m...