Pular para o conteúdo principal

Balanite, você sabe o que é?



Serginho nos últimos dias resolveu tomar banho junto com o pai, disse-me que já não era mais um bebezinho, queria tomar banho com ele e não precisava da ajuda da mamãe para lavar o pinto. Achei ótimo, afinal fiquei com menos uma tarefa e mais interação dele junto com o pai.

Só que na última segunda ao vestir o uniforme da escola nele, levei um susto, o pinto estava inchado e vermelho. Perguntei se doía ao fazer se xixi e resposta foi negativa. Pensei logo, foi algum bichinho que mordeu. Mas Sérgio preocupadíssimo, resolveu leva-lo ao pediatra.

Serginho estava com balanite, que é inflamação da glande (cabeça do pênis), e quando o prepúcio (pele que reveste a glande) também é afetado isso é chamado balanopostite. A médica nos tranquilizou dizendo que é normal acontecer isso em crianças por causa do habito de não lavar as mãozinhas antes do xixi. Ela nos disse que tanto a limpeza não adequada como também a higiene excessiva na genital com sabão pode ser um forte fator contribuidor para a balanite.

Bebês podem ter a balanite ainda usando fraldas, e ela deve ser distinguida da vermelhidão normal causada por dermatite amoniacal. Parece que a circuncisão (cirurgia usada para retirar o prepúcio, muito difundida entre os judeus) protege o homem das balanites por facilitar a higienização do pênis. As balanites podem resultar de fatores irritantes à glande (uso de certos sabonetes, pomadas, contato com alguns tipos de tecidos) ou de infecção decorrente da presença de microrganismos (bactérias, vírus, fungos). O acúmulo desses microrganismos juntamente com restos celulares provenientes da descamação, sob o prepúcio, forma o chamado esmegma, espécie de sebo que é decomposto por bactérias adquirindo mau cheiro. Este esmegma, em contato com a pele da glande, promove a inflamação por ser uma substância irritante.



O tratamento das balanites depende da causa da inflamação. Balanites infecciosas são tratadas com uso de antibióticos e antifúngicos, associados a orientações de higienização adequada. Nestes casos, é fundamental o tratamento da parceira para erradicar eficientemente a doença. A circuncisão é uma opção, por facilitar a higienização e, assim, proteger o indivíduo. O tratamento indicado para Serginho foi uso de antibiótico, e lavagem com sabonete dermacyd infantil e aplicação de antisséptico.

E a limpeza de sempre, onde o principal cuidado é evitar acúmulo de sujeira na glande, a cabeça do pênis. Nessa região, ocorre a produção de uma secreção sebácea chamada esmegma, que vai se acumulando e deve ser retirada na hora do banho. Só que, como a glande fica encoberta, é necessário lembrar o menino de retrair a pele que a cobre - o prepúcio - puxando-a delicadamente para trás.


Fonte:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz Páscoa!

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. A Páscoa representa a vitória da vida sobre a morte, o sacrifício pela verdade e pelo amor .Jesus demonstrou que não se consegue matar as grandes idéias renovadoras, os grandes exemplos de amor ao próximo e de valorização da Vida. Quando era criança sempre me perguntava por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano? Pois bem, o dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Pá...

Lei Menino Bernardo

Sem dúvida, um assunto que gera polêmica é o uso ou não da palmada como auxiliar no processo educativo infantil. Quando criança levei muitas surras, não somente palmadas. Se mereci, não sei... contudo, prometi que ao ser mãe não bateria nos meus filhos, pois não gostava de apanhar. Meus pais foram criados assim, apanhando, por isso não os culpo ou guardo remorso. Se hoje sou o que sou por causa das palmadas? Garanto que não! Para mim palmada não educa. Serginho - meu primogênito - está com seis anos e nunca levou, de mim, um tapa no bumbum.  Prefiro impor castigos, deixá-lo sem ver TV ou sem usar computador. A primeira vez que o meu esposo – Sérgio - deu-lhe uma palmada, choramos os três juntos. Eu sou contra a palmada! Concordo com o que a Xuxa disse ao Fantástico, ao defender a total ausência de violência. "Eu acho que não tem que ter violência contra a criança. Ninguém está falando de como tem que ser feito, a gente está falando do que não pode ser feito. Não pode usar violênci...

Infecção urinária em crianças: como prevenir ..

Não são só os adultos que sofrem com o problema. Crianças e até bebês podem apresentar esse tipo de infecção Crianças também sofrem de infecção urinária. E na maioria das vezes ela não está relacionada a más formações anatômicas, e sim à contaminação pelas  fezes . Na época das  fraldas , por mais que a troca aconteça constantemente, elas podem entrar no canal da uretra e causar a infecção.  Segundo Alessandro Danesi, pediatra do Hospital Sírio Libanês (SP), o problema é mais comum em meninas, por conta da anatomia. “Os meninos têm a uretra mais comprida, o que evita a chegada das fezes até a bexiga. Por isso, quando as meninas começam a se limpar sozinhas, é fundamental que os pais ensinem a maneira correta de fazer a higiene, da frente para trás”, diz. Sintomas e tratamento Os primeiros sinais de que o seu filho está com infecção é quando ele se queixa de dor ao urinar, faz  xixi  várias vezes e em pequena quantidade. E como identificar isso no bebê? “Ou por m...