Como eram minha férias

By Cantinho da Li - julho 18, 2017

As férias escolares do meio do ano acabaram. Aninha, minha filha do meio não gosta de férias, ela gosta de estar com as amigas dela todos os dias e as férias quebra esse contado. Então, falei para ela que de todas as coisas que já vive, as que mais tenho saudade são minhas férias escolares. Principalmente as do meio do ano. Período que passava na casa da minha avó.

Foto do Google
Então, minhas férias de inverno tinha cheiro da roça. Como foi bom relembrar com meus filhos as minhas histórias de criança. Ah! como gostava de viver aquilo, andar de carro de boi, andar dentro de um caçuá (cesto feito de cipó, vime ou bambu, com alças e tampa, que se prende às cangalhas para o transporte de pequenas cargas). Coisas que são raras no mundo rural, porque a tecnologia chegou lá sim.  Ver os olhinhos deles (meus filhos) quando mostrei o que era essas coisas foi. 


 
Burro carregando um caçuá. Foto do Blog Vendo e Revendo
 
Rever como num filme na minha mente o terreiro da casa de minha avó, todo rosa das pétalas das flores do pé maravilha, mostrando que tínhamos outono sim, e o inverno estava chegando. Como era lindo o chão todo rosa. Acordar cedo e correr para o curral, par ver meu tirando leite da vaca. Subi nos pés de mangueiras e laranjas.

 Resultado de imagem para arbol nacional de el salvador

Tive um experiência frustrante. Lembro que minha tia pediu para meu irmão escolher uma galinha lá no galinheiro. Ele todo inocente, achando que ela iria dar de presente para ele levar para casa como animal de estimação, escolheu a mais bonita. Para desespero de nós, meninos bobos da cidade, a galinha acabou mesmo foi na panela. Mas esse episódio não tirou o brilho e encanto das férias na casa de minha avó, a sensação maravilhosa de esta ali no meio daquele verde, da comida feita no fogão de lenha. Lá não tinha luz elétrica, então tínhamos o privilegio de admirar o céu estrelado. E nunca, jamais, esquecer da rural do meu avó.

Resultado de imagem para fogão de lenha


 
Foto do Google
 




  • Share:

You Might Also Like

0 comentários. Clique aqui para comentar também!