Pular para o conteúdo principal

Como organizar os livros das crianças



Ler amplia o vocabulário, aumenta o senso crítico, ajuda a desenvolver escrita e ainda dá asas as imaginação das crianças. Por isso é tão importante incentivar os pequenos a lerem desde cedo.

Mas para criar o hábito da leitura no seu filho não basta apenas comprar livros, é preciso também deixá-los sempre próximo ao seu campo visual, facilitando o acesso.

Veja a seguir oito dicas de como organizar os livros de forma que os pequenos possam fazer melhor uso deles – seja para ler ou apenas para ver figura, afinal brincando se aprende.

Foto: BettyNudler
         
Armazene os livros ao alcance das crianças. Se eles ficarem em prateleiras altas, seu filho não terá como pegá-los. Uma ideia é montar uma prateleira baixa usando caixotes de madeira ou cubos. Estantes na horizontal ou móveis mais baixos também são ótimas opções para guardar os livros infantis.


Cubos, nichos e caixas de madeira são perfeitos para deixar os livros sempre à vista


Foto: Wokingham Library

2- O varal de livros também é uma solução bacana. Pendure uma fita bonita em uma das paredes e use pegadores de roupa para segurar os livros. Neste caso, é importante que esses livros sejam levinhos para não despencarem. Com os livros expostos, bem na parede, fica fácil de lembrar que eles existem.

3- Gibis e revistinhas podem ser colocados em cestos ou revisteiro no canto do quarto.

4- O criado mudo é um ótimo local para deixar alguns livrinhos de uso mais frequente, que serão lidos antes de dormir. Arrume uma pilha com alguns deles ao lado da cama.


Faça uso do criado mudo ou um móvel mais baixo para guardar os livrinhos favoritos


 Foto: Sound Racer
5-  Uma boa ideia é organizar os livros por cores para deixar a prateleira esteticamente atraente. Separe as capas por nuances e faça da estante um arco-íris de livros. Além de estimular visualmente, essa arrumação certamente vai alegrar o quarto dos pequenos.

6- Separe os livros ilustrativos dos de leitura. Segmentados, eles ficam mais fáceis de encontrar.

7- Crie um cantinho de leitura na casa. Arrume um tapete com almofadas e uma boa luminária num canto da sala ou deixe os livros perto de uma poltrona convidativa. Um local totalmente dedicado a leitura é um incentivo para as crianças.

8- Aposte em prateleiras que combinem com a decoração do quarto dos seus filhos. Você pode mandar fazer da cor e do formato que mais tem a ver com o estilo do décor.


Ambiente aconchegante: escrivaninha com livros e sofá confortável são boas opções para criar um espaço adequado à leitura


Foto: Personal Creations


Gostou das dicas para organizar os livros infantis e incentivar a leitura dos pequenos? Tem outras ideias criativas? Então compartilhe conosco. Envie suas sugestões e comentários.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz Páscoa!

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. A Páscoa representa a vitória da vida sobre a morte, o sacrifício pela verdade e pelo amor .Jesus demonstrou que não se consegue matar as grandes idéias renovadoras, os grandes exemplos de amor ao próximo e de valorização da Vida. Quando era criança sempre me perguntava por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano? Pois bem, o dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Pá...

Lei Menino Bernardo

Sem dúvida, um assunto que gera polêmica é o uso ou não da palmada como auxiliar no processo educativo infantil. Quando criança levei muitas surras, não somente palmadas. Se mereci, não sei... contudo, prometi que ao ser mãe não bateria nos meus filhos, pois não gostava de apanhar. Meus pais foram criados assim, apanhando, por isso não os culpo ou guardo remorso. Se hoje sou o que sou por causa das palmadas? Garanto que não! Para mim palmada não educa. Serginho - meu primogênito - está com seis anos e nunca levou, de mim, um tapa no bumbum.  Prefiro impor castigos, deixá-lo sem ver TV ou sem usar computador. A primeira vez que o meu esposo – Sérgio - deu-lhe uma palmada, choramos os três juntos. Eu sou contra a palmada! Concordo com o que a Xuxa disse ao Fantástico, ao defender a total ausência de violência. "Eu acho que não tem que ter violência contra a criança. Ninguém está falando de como tem que ser feito, a gente está falando do que não pode ser feito. Não pode usar violênci...

Infecção urinária em crianças: como prevenir ..

Não são só os adultos que sofrem com o problema. Crianças e até bebês podem apresentar esse tipo de infecção Crianças também sofrem de infecção urinária. E na maioria das vezes ela não está relacionada a más formações anatômicas, e sim à contaminação pelas  fezes . Na época das  fraldas , por mais que a troca aconteça constantemente, elas podem entrar no canal da uretra e causar a infecção.  Segundo Alessandro Danesi, pediatra do Hospital Sírio Libanês (SP), o problema é mais comum em meninas, por conta da anatomia. “Os meninos têm a uretra mais comprida, o que evita a chegada das fezes até a bexiga. Por isso, quando as meninas começam a se limpar sozinhas, é fundamental que os pais ensinem a maneira correta de fazer a higiene, da frente para trás”, diz. Sintomas e tratamento Os primeiros sinais de que o seu filho está com infecção é quando ele se queixa de dor ao urinar, faz  xixi  várias vezes e em pequena quantidade. E como identificar isso no bebê? “Ou por m...