Pular para o conteúdo principal

Conselho Federal de Medicina define os critérios para aborto de anencéfalos


Em abril deste ano, uma decisão inédita do Supremo Tribunal Federal concedeu às mulheres grávidas com fetos anencéfalos o direito de interromper a gravidez. Depois da notícia, o Conselho Federal de Medicina formou uma comissão para esclarecer os critérios de diagnóstico da má-formação. Participaram da discussão especialistas das sociedades médicas de pediatria, neurologia, ginecologia e obstetrícia, do Ministério da Saúde e peritos em ultrassonografia fetal.
Veja abaixo os tópicos debatidos e as decisões que foram tomadas sobre cada um deles: 

Diagnóstico – As diretrizes do CFM definem que o diagnóstico de anencefalia deverá ser feito por exame de ultrassom realizado a partir da 12ª semana de gestação. Esse exame deverá conter duas fotografias, identificadas e datadas. Será obrigatório ainda um laudo assinado por dois médicos capacitados para tal diagnóstico. Se a gestante optar pela antecipação do parto, deverá ser feita uma ata do procedimento, na qual deve constar seu consentimento por escrito. 

Apoio à gestante – De acordo com o CFM, o médico deverá prestar à gestante todos os esclarecimentos que lhe forem solicitados, garantindo a ela o direito de decidir livremente sobre a conduta a ser adotada. Se a gestante optar pela manutenção da gravidez, será assegurada assistência médica pré-natal compatível com o diagnóstico (a gestação de anencéfalo é considerada de alto risco). 

Decisão autônoma – O CFM reforçou que, ante o diagnóstico de anencefalia, a gestante tem o direito de, livremente, decidir manter a gravidez ou interrompê-la imediatamente, independente do tempo de gestação. 

Suporte à saúde – A antecipação do parto pode ser realizada apenas em hospital que disponha de estrutura adequada ao tratamento de complicações eventuais. 

Planejamento familiar – As pacientes deverão ser informadas pelo médico sobre os riscos de recorrência da anencefalia em gestações futuras. Se desejarem, poderão ser encaminhadas para programas de planejamento familiar com assistência à contracepção, enquanto essa for necessária. E à pré-concepção, que é uma assistência bem-vinda para que a mulher possa providenciar os cuidados necessários que deverão anteceder uma nova gestação (estudos indicam, por exemplo, que o uso diário de cinco miligramas de ácido fólico, por pelo menos dois meses antes da gestação, reduz pela metade o risco de anencefalia). 
Fonte: Revista Crescer

Comentários

  1. Oie, passando aqui pra retribuir sua visita e conhecer se espaço, adorei, temas atuais e interessantes e qto ao tema(anencéfalos)é uma polêmica né? a maioria das pessoas preferem não se manifestar, pois achei de bom tom a aprovação pelo governo, em relação á religiosidade cada um que siga a sua fé e consciencia.
    Já estou te seguindo, estarei sempre por aqui.
    bjo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Infecção urinária em crianças: como prevenir ..

Não são só os adultos que sofrem com o problema. Crianças e até bebês podem apresentar esse tipo de infecção Crianças também sofrem de infecção urinária. E na maioria das vezes ela não está relacionada a más formações anatômicas, e sim à contaminação pelas  fezes . Na época das  fraldas , por mais que a troca aconteça constantemente, elas podem entrar no canal da uretra e causar a infecção.  Segundo Alessandro Danesi, pediatra do Hospital Sírio Libanês (SP), o problema é mais comum em meninas, por conta da anatomia. “Os meninos têm a uretra mais comprida, o que evita a chegada das fezes até a bexiga. Por isso, quando as meninas começam a se limpar sozinhas, é fundamental que os pais ensinem a maneira correta de fazer a higiene, da frente para trás”, diz. Sintomas e tratamento Os primeiros sinais de que o seu filho está com infecção é quando ele se queixa de dor ao urinar, faz  xixi  várias vezes e em pequena quantidade. E como identificar isso no bebê? “Ou por m...

Feliz Páscoa!

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. A Páscoa representa a vitória da vida sobre a morte, o sacrifício pela verdade e pelo amor .Jesus demonstrou que não se consegue matar as grandes idéias renovadoras, os grandes exemplos de amor ao próximo e de valorização da Vida. Quando era criança sempre me perguntava por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano? Pois bem, o dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Pá...

7 lugares que desejo conhecer

Esse é o tema da Blogagem coletiva, do Café entre Amigos, dessa semana. Muitos colegas meus, devem estar esperando aparecer aqui cidades como nova York, Paris ou Milão. Por mais que esses lugares sejam encantadores, não estão na minha lista de lugares que quero conhecer antes de morrer. Na minha lista, contem lugares exóticos, históricos, e que vai valer a pena, esperar Aninha e Serginho ficarem maiores para viajarmos juntos. Mas vamos lá, nos lugares que eu quero conhecer... 1 – Dinamarca A vontade de conhecer esse lugar surgiu quando estava lendo Hamlet (Shakespeare), afinal quem não se lembra da famosa frase: “algo de podre acontece no reino da Dinamarca”. E quando estudei economia, ficou mais forte (fiz um trabalho sobre esse país). A Dinamarca possui um dos melhores IDH, segundo a ONU. Descobri que licença maternidade, lá dura um ano, e desemprego é quase nulo. 2- Stonehenge – Inglaterra Fica na planície de Salisbury, no sul da Inglaterra. Um monumento histórico que sempre me fasc...