Pular para o conteúdo principal

DIA DA SOGRA




No dia 28 de abril, comemoramos o dia da Sogra. Não podia deixar esse tema tão polêmico passar.

A palavra sogra vem do latim vulgar socra, que substituiu o latim clássico socrus, que significa mãe do marido, em relação à mulher; ou mãe da mulher, em relação ao marido. A palavra ganhou a sua versão masculina posteriormente. Primeiro foi originada a palavra sogra no feminino, pois as noras e as sogras passavam muito tempo juntas, devido à realização das atividades domésticas. Por isso, eram gerados conflitos e desavenças.

Outro dia conversando com meu marido, que é psicólogo ele me falou que as relações sogra-nora, sogra-genro são as mais complicadas, e que é as explicações teóricas têm base em Freud no seu complexo de Édipo. “A mãe é o primeiro objeto de amor de filhos e filhas”, lembrou-me ele. Mãe que um dia vira sogra. “Há casos em que a mãe disputa com a nora o seu filho; em outros, a mãe pode estar tomando as dores da filha” E segundo ele no conceito-chave do freudismo, o complexo de Édipo, que se busca entender não só as relações com a sogra, mas também por que homens e mulheres buscam cônjuges parecidos com seus genitores.

Dos 3 aos 5 anos, diz a teoria, há um momento em que os “meninos estão apaixonados pela mãe, e meninas, enamoradas pelo pai” “Quando se avança na idade, o destino é sucumbir à repressão e isso fica no inconsciente, mas surge efeito mais tarde, quando procura-se alguém parecido com o genitor”

Baseado nesses dois fatos a origem da palavra e explicação Freudiana, cheguei à conclusão que essa rivalidade, não é algo programado, não se dá de forma consciente, mas sim à revelia da vontade, porque de fato eles (sogra e genro ou sogra e nora) gostariam de se dar bem.

E uma coisa certa, não tem como fugir … se você tem filhos, já se considere uma sogra do Futuro. E prepare-se para eterna batalha Sogras X Noras.

Encontrei esse manual e vou guardar para quando chegar a minha vez:

Somente dar opiniões quando for solicitada,
Não fazer comparações de como criou os filhos;
Não fazer comparações entre os filhos, noras e genros;
Sempre, SEMPRE, ligar antes da visita e não ficar de choro se não for possível te receberem;
Não fazer drama, nem chorar só para chamar a atenção;
Nunca jogar na cara o que fez pelos filhos, todos os sacrifícios na vida, financeiro etc.;
Não desautorizar filhos, noras e genros na frente de um neto;
Não ficar fazendo fofoquinhas pelas costas de um filho para outro filho;
Ter em mente que o que funciona para mim não funcionar para o outro;
Não querer ser a DONA DA VERDADE;
Ser humilde;
Respeitar as escolha dos meus filhos;
Se tiver problema com alguém, falar diretamente e com educação;
Dizer por favor, obrigada, com licença;
 Ajuda só se for de coração
 Amar e mimar muito os netos e ter consciência que mimar não é estragar.

Seguindo esses cuidados, um pouco de distância, inteligência e educação é possível tornar a relação com a sogra menos delicada. E se você tem uma sogra que é uma mãe (não é o meu caso, que fique bem claro), aproveite a data e ligue parabenizando-a.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz Páscoa!

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. A Páscoa representa a vitória da vida sobre a morte, o sacrifício pela verdade e pelo amor .Jesus demonstrou que não se consegue matar as grandes idéias renovadoras, os grandes exemplos de amor ao próximo e de valorização da Vida. Quando era criança sempre me perguntava por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano? Pois bem, o dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Pá...

Lei Menino Bernardo

Sem dúvida, um assunto que gera polêmica é o uso ou não da palmada como auxiliar no processo educativo infantil. Quando criança levei muitas surras, não somente palmadas. Se mereci, não sei... contudo, prometi que ao ser mãe não bateria nos meus filhos, pois não gostava de apanhar. Meus pais foram criados assim, apanhando, por isso não os culpo ou guardo remorso. Se hoje sou o que sou por causa das palmadas? Garanto que não! Para mim palmada não educa. Serginho - meu primogênito - está com seis anos e nunca levou, de mim, um tapa no bumbum.  Prefiro impor castigos, deixá-lo sem ver TV ou sem usar computador. A primeira vez que o meu esposo – Sérgio - deu-lhe uma palmada, choramos os três juntos. Eu sou contra a palmada! Concordo com o que a Xuxa disse ao Fantástico, ao defender a total ausência de violência. "Eu acho que não tem que ter violência contra a criança. Ninguém está falando de como tem que ser feito, a gente está falando do que não pode ser feito. Não pode usar violênci...

Infecção urinária em crianças: como prevenir ..

Não são só os adultos que sofrem com o problema. Crianças e até bebês podem apresentar esse tipo de infecção Crianças também sofrem de infecção urinária. E na maioria das vezes ela não está relacionada a más formações anatômicas, e sim à contaminação pelas  fezes . Na época das  fraldas , por mais que a troca aconteça constantemente, elas podem entrar no canal da uretra e causar a infecção.  Segundo Alessandro Danesi, pediatra do Hospital Sírio Libanês (SP), o problema é mais comum em meninas, por conta da anatomia. “Os meninos têm a uretra mais comprida, o que evita a chegada das fezes até a bexiga. Por isso, quando as meninas começam a se limpar sozinhas, é fundamental que os pais ensinem a maneira correta de fazer a higiene, da frente para trás”, diz. Sintomas e tratamento Os primeiros sinais de que o seu filho está com infecção é quando ele se queixa de dor ao urinar, faz  xixi  várias vezes e em pequena quantidade. E como identificar isso no bebê? “Ou por m...