Pular para o conteúdo principal

Como escolher o berço para o bebê




O berço para o bebê é o tipo de coisa que não há como abrir mão. Se você está para ter um filho, obrigatoriamente precisará de um. Escolher o berço do bebê parece uma tarefa simples, porém deve ser realizada com muita cautela, pois além de ser o item principal do quarto do bebê, é neste lugar que o seu filho vai passar muitas noites de sono, principalmente quando for recém-nascido, que dorme cerca de 15 horas por dia. Mas calma, não precisa entrar em pânico... basta prestar bastante atenção aos detalhes que envolvem segurança e conforto; os demais fatores são secundários.

A estrutura do berço é um fator importantíssimo. Ela deve ser forte, justa e muito bem acabada. O material, seja plástico, metal ou madeira, deve estar com a superfície lisa e com os cantos arredondados, sem deixar rebarbas e farpas arrepiadas. Na hora da compra, mexa no bercinho, sacuda-o um pouco para ver se há folga na junção das partes e se faz barulhos que durante a noite podem atrapalhar o sono do bebê.

A altura do berço também deve ser analisada com cuidado. O colchão não deve ficar muito baixo para não prejudicar a coluna dos adultos, mas também deve ter uma distância mínima até o fim das grades, de modo que o bebê, quando aprenda a ficar de pé, não corra o risco de cair do berço, pendurando-se em suas grades.

Agora atenção, crianças com características hiperativas precisam de mais segurança na hora da escolha de seu cantinho para dormir. Desde bem pequena, elas se manifestam bem agitadas e inquietas, e esse fator deve ser levado em consideração na hora da escolha de um berço. Não há como prever se o seu bebê será ou não uma criança hiperativa: o que vale é a prevenção, pois segurança nunca é demais.

Existem vários critérios a se considerar. Um deles é o tamanho do móvel. O mais comum segue o padrão americano: 1,30 m de comprimento por 70 cm de largura. Mas, atenção: essa medida se refere apenas à parte interna do berço e serve de referência para o colchão. Com a grade ou outros acessórios, o móvel pode ultrapassar a medida de 1,50 m por 80 cm. Esse é um dado importante a se considerar, principalmente quando há pouco espaço disponível no quarto. Uma opção ligeiramente menor é o berço nacional, cujo padrão tem 1,30 m por 60 cm.

Além da qualidade e dos itens de segurança dos móveis, existe outro fator relevante: nos dias que hoje que é a questão do problema de refluxo nos bebês. É grande os riscos de engasgos durante os 3 primeiros meses de vida e o berço tem sua importância nesse processo de prevenção. O berço com sistema anti-refluxo permite a elevação do colchão na cabeceira. Isso é ótimo para evitar a regurgitação comum nos primeiros meses de vida do bebê. No entanto, ele não é imprescindível. Se o bebê for diagnosticado com o problema do refluxo, os pais podem comprar um travesseiro específico para isso ou elevar os pés da cabeceira do berço em 30 grau: daí a importância de um móvel de qualidade.

O berço não deve ser escolhido pela beleza, mas principalmente pelo conforto e segurança. Por isto, a primeira dica é verificar se o berço está de acordo com a norma técnica do Inmetro, que determina requisitos de segurança para o móvel NBR:15.860/10. Sobre a funcionalidade do berço, selecionei três modelos de berço bem úteis para várias etapas do bebê: 

Berço funcional (que já vem com a cômoda)
  
 
 

 Berço padrão Americano

 
 

Berço-cama. 




 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz Páscoa!

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. A Páscoa representa a vitória da vida sobre a morte, o sacrifício pela verdade e pelo amor .Jesus demonstrou que não se consegue matar as grandes idéias renovadoras, os grandes exemplos de amor ao próximo e de valorização da Vida. Quando era criança sempre me perguntava por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano? Pois bem, o dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Pá...

Lei Menino Bernardo

Sem dúvida, um assunto que gera polêmica é o uso ou não da palmada como auxiliar no processo educativo infantil. Quando criança levei muitas surras, não somente palmadas. Se mereci, não sei... contudo, prometi que ao ser mãe não bateria nos meus filhos, pois não gostava de apanhar. Meus pais foram criados assim, apanhando, por isso não os culpo ou guardo remorso. Se hoje sou o que sou por causa das palmadas? Garanto que não! Para mim palmada não educa. Serginho - meu primogênito - está com seis anos e nunca levou, de mim, um tapa no bumbum.  Prefiro impor castigos, deixá-lo sem ver TV ou sem usar computador. A primeira vez que o meu esposo – Sérgio - deu-lhe uma palmada, choramos os três juntos. Eu sou contra a palmada! Concordo com o que a Xuxa disse ao Fantástico, ao defender a total ausência de violência. "Eu acho que não tem que ter violência contra a criança. Ninguém está falando de como tem que ser feito, a gente está falando do que não pode ser feito. Não pode usar violênci...

Infecção urinária em crianças: como prevenir ..

Não são só os adultos que sofrem com o problema. Crianças e até bebês podem apresentar esse tipo de infecção Crianças também sofrem de infecção urinária. E na maioria das vezes ela não está relacionada a más formações anatômicas, e sim à contaminação pelas  fezes . Na época das  fraldas , por mais que a troca aconteça constantemente, elas podem entrar no canal da uretra e causar a infecção.  Segundo Alessandro Danesi, pediatra do Hospital Sírio Libanês (SP), o problema é mais comum em meninas, por conta da anatomia. “Os meninos têm a uretra mais comprida, o que evita a chegada das fezes até a bexiga. Por isso, quando as meninas começam a se limpar sozinhas, é fundamental que os pais ensinem a maneira correta de fazer a higiene, da frente para trás”, diz. Sintomas e tratamento Os primeiros sinais de que o seu filho está com infecção é quando ele se queixa de dor ao urinar, faz  xixi  várias vezes e em pequena quantidade. E como identificar isso no bebê? “Ou por m...