Pular para o conteúdo principal

Recall das chupetas Lillo Funny e do Parecetamol


O “universo” materno foi surpreendido, essa semana, com a notícia do recall das chupetas Lillo Funny Coleção Bichos Ortodôntica tamanho 2, código 670110, lote 13137, com data de fabricação do dia 17/05/13. O fato aconteceu após o INMETRO, no âmbito das ações do programa de verificação da conformidade, realizou ensaios de fervura e tração. Neles foi constatado que a chupeta pode ter suas partes separadas, gerando pequenas peças que podem ser engolidas, expondo a criança ao risco de engasgamento. A empresa Lillo do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Infantis, comunicou, segunda (15), o recall de 6.432 unidades desse modelo de chupeta.



No último dia 15 o laboratório Teuto Brasileiro anunciou, também, o recall de cinco medicamentos, incluindo um lote do Paracetamol. A empresa assumiu a possibilidade de um objeto metálico, semelhante a um parafuso, ter sido encontrado no lugar do comprimido em uma das embalagens do analgésico – o problema que foi denunciado por um cliente ao Procon. Também serão recolhidos outros cinco medicamentos produzidos por esse laboratório, são eles: Cetoconazol, Amitriptilina, Paracetamol, Nistatina e Atrovastatina Cálcica.


Origem do RECALL:
O recall surgiu na década de 60 nos Estados Unidos, quando o advogado e jornalista Ralph Nader, ao descobrir que um determinado modelo de carro apresentava defeito de fabrica que o tornavam perigosamente instável, denunciou a empresa responsável e publicou o livro Unsafe at Any Speed (Inseguro a Qualquer Velocidade), no qual relatava os problemas do veículo e risco de segurança para os motoristas e passageiros.

Mas o que é RECALL?
Literalmente, quer dizer “chamar de volta” ou também conhecido como recolha de um produto. Na prática, isso significa a solicitação da devolução de um lote ou de uma linha de produtos feita por um fabricante que detectou problema – geralmente relativo à segurança do consumidor – no seu produto ou serviço. Nesse caso, a empresa deverá corrigir ou trocar o produto e em caso de danos financeiros e físicos deverá arcar com o pagamento dos mesmos.

Apesar de previsto no Código de Defesa do Consumidor (prevê que os fornecedores não podem colocar no mercado um produto que apresente riscos à saúde ou à segurança dos clientes), o recall no Brasil demorou a se disseminar como uma prática entre as empresas, ao contrário de países como os Estados Unidos e o Japão, onde a cultura do chamamento pegou mais rapidamente. Por aqui, os casos foram se tornando mais frequentes principalmente na indústria automotiva, mas também no setor alimentício, farmacêutico e de brinquedos. Em 1998, anticoncepcionais fabricados pelo laboratório Schering tiveram sua ineficácia comprovada após denúncias de mulheres que engravidaram mesmo tomando o remédio - que ficou conhecido como "pílula de farinha".

Sempre estaremos receoso ao tentar adquirir produtos de empresas que estão constantemente anunciando recall, mas o importante é estarmos sempre atentos aos produtos que adquirirmos e também aos nossos direitos, é bom termos em casa um exemplar do Código de Defesa do Consumidor. Os valores do prejuízo com a operação de recolhimento dos produtos ou de reparação da falha não costumam ser divulgados, mas não há dúvidas de que um recall pode puxar os lucros e a reputação da companhia para baixo. Por isso devemos ficar atentos aos nossos direitos.

Os canais de comunicação, e agora com o reforço das redes sociais, sempre estão anunciando os produtos e as empresas que estão fazendo recolhimento e verificação dos mesmos para que se possa tomar as devidas providências. Em caso de problemas, acione seus direitos e exija um produto que esteja totalmente compatível com aquilo que lhe foi oferecido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz Páscoa!

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. A Páscoa representa a vitória da vida sobre a morte, o sacrifício pela verdade e pelo amor .Jesus demonstrou que não se consegue matar as grandes idéias renovadoras, os grandes exemplos de amor ao próximo e de valorização da Vida. Quando era criança sempre me perguntava por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano? Pois bem, o dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Pá...

Lei Menino Bernardo

Sem dúvida, um assunto que gera polêmica é o uso ou não da palmada como auxiliar no processo educativo infantil. Quando criança levei muitas surras, não somente palmadas. Se mereci, não sei... contudo, prometi que ao ser mãe não bateria nos meus filhos, pois não gostava de apanhar. Meus pais foram criados assim, apanhando, por isso não os culpo ou guardo remorso. Se hoje sou o que sou por causa das palmadas? Garanto que não! Para mim palmada não educa. Serginho - meu primogênito - está com seis anos e nunca levou, de mim, um tapa no bumbum.  Prefiro impor castigos, deixá-lo sem ver TV ou sem usar computador. A primeira vez que o meu esposo – Sérgio - deu-lhe uma palmada, choramos os três juntos. Eu sou contra a palmada! Concordo com o que a Xuxa disse ao Fantástico, ao defender a total ausência de violência. "Eu acho que não tem que ter violência contra a criança. Ninguém está falando de como tem que ser feito, a gente está falando do que não pode ser feito. Não pode usar violênci...

Infecção urinária em crianças: como prevenir ..

Não são só os adultos que sofrem com o problema. Crianças e até bebês podem apresentar esse tipo de infecção Crianças também sofrem de infecção urinária. E na maioria das vezes ela não está relacionada a más formações anatômicas, e sim à contaminação pelas  fezes . Na época das  fraldas , por mais que a troca aconteça constantemente, elas podem entrar no canal da uretra e causar a infecção.  Segundo Alessandro Danesi, pediatra do Hospital Sírio Libanês (SP), o problema é mais comum em meninas, por conta da anatomia. “Os meninos têm a uretra mais comprida, o que evita a chegada das fezes até a bexiga. Por isso, quando as meninas começam a se limpar sozinhas, é fundamental que os pais ensinem a maneira correta de fazer a higiene, da frente para trás”, diz. Sintomas e tratamento Os primeiros sinais de que o seu filho está com infecção é quando ele se queixa de dor ao urinar, faz  xixi  várias vezes e em pequena quantidade. E como identificar isso no bebê? “Ou por m...