Pular para o conteúdo principal

Dicas úteis: como organizar a casa depois de uma festa

É uma delícia reunir os amigos para uma festa na nossa casa, não é mesmo? Seja um pequeno jantar ou aquele churrasco em que todo mundo acaba dançando, estes momentos são preciosos e as fotos garantem boas risadas e lembranças. O único problema é limpar e arrumar a casa depois. Os convidados vão embora e parece que passou um furacão! Como tirar mancha de vinho do tapete, juntar todos os copos e lavar a louça que parece ter se multiplicado?

Antes de mais nada, você provavelmente já está cansada porque passou o dia nos preparativos e ainda curtiu a festa. Então nem pense em organizar tudo de uma vez ou limpar a casa nos mínimos detalhes. Gaste só alguns minutos para se livrar da bagunça maior e deixe a limpeza mais pesada para a manhã seguinte.


1 - Comece guardando a bebida e a comida que sobrou, congelando parte dela paraaproveitar depois. É nessa hora que as travessas começam a ficar livres também, portanto já separe com os nomes para devolver aos donos, caso a festa tenha sido comunitária.

2 - Junte os copos, taças, pratos e talheres e deixe tudo na pia da cozinha. Identifique onde derramou comida ou bebida e limpe estes locais imediatamente para evitar futuras manchas.

3 - Separe e organize a louça. Encha os copos com água e deixe de molho na água e sabão as peças mais sujas, como pratos, talheres e travessas.

4 - Chegou a hora de juntar o lixo. Junte todos os descartáveis, latas e garrafas em sacos de lixo, começando nos quartos ou áreas menos usadas na festa e terminando na cozinha. Não esqueça os banheiros! Quando terminar, feche os sacos de lixo e já leve para fora para não ter que se preocupar com vazamentos ou mau cheiro.

Se você ainda tiver ânimo, os próximos passos podem ser feitos na mesma noite da festa. Se não tiver, tudo bem pode deixar para a manhã seguinte. Afinal a pior parte da bagunça já foi e depois de uma boa noite de sono e descanso, tudo fica mais fácil.


5 - Caso tenha mudado a distribuição dos móveis para adequar o espaço e receber mais convidados, não os devolva para o lugar ainda. Aproveite para varrer e passar pano em todas as áreas. Comece novamente nos cômodos mais limpos e termine na cozinha, assim a sujeira e bagunça se concentram em um só lugar.

6 - Lave a louça que ficou de molho na pia na noite anterior. Com certeza a sujeira amoleceu e ficou tudo mais fácil.

7 - Por último faça a limpeza mais detalhada dos banheiros e coloque para lavar a roupa de mesa e banho que sujou na festa.

No caso de você ter ajudante em casa, o ideal é que boa parte desse processo de limpeza e organização aconteça durante a própria festa, como por exemplo recolher os descartáveis, garrafas e latas ou lavar a louça.

Como nem sempre é possível, a família pode ajudar na arrumação depois da festa. Ponha as crianças para ajudar a juntar os copos e pratos descartáveis. O marido pode levar o lixo lá fora e varrer o chão enquanto você lava a louça. E por aí vai...

Só não deixe de curtir sua festa, família e amigos, com receio da bagunça que fica depois. Siga estas dicas e aproveite!


*Texto em parceria com OMO 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz Páscoa!

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. A Páscoa representa a vitória da vida sobre a morte, o sacrifício pela verdade e pelo amor .Jesus demonstrou que não se consegue matar as grandes idéias renovadoras, os grandes exemplos de amor ao próximo e de valorização da Vida. Quando era criança sempre me perguntava por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano? Pois bem, o dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Pá...

Lei Menino Bernardo

Sem dúvida, um assunto que gera polêmica é o uso ou não da palmada como auxiliar no processo educativo infantil. Quando criança levei muitas surras, não somente palmadas. Se mereci, não sei... contudo, prometi que ao ser mãe não bateria nos meus filhos, pois não gostava de apanhar. Meus pais foram criados assim, apanhando, por isso não os culpo ou guardo remorso. Se hoje sou o que sou por causa das palmadas? Garanto que não! Para mim palmada não educa. Serginho - meu primogênito - está com seis anos e nunca levou, de mim, um tapa no bumbum.  Prefiro impor castigos, deixá-lo sem ver TV ou sem usar computador. A primeira vez que o meu esposo – Sérgio - deu-lhe uma palmada, choramos os três juntos. Eu sou contra a palmada! Concordo com o que a Xuxa disse ao Fantástico, ao defender a total ausência de violência. "Eu acho que não tem que ter violência contra a criança. Ninguém está falando de como tem que ser feito, a gente está falando do que não pode ser feito. Não pode usar violênci...

Infecção urinária em crianças: como prevenir ..

Não são só os adultos que sofrem com o problema. Crianças e até bebês podem apresentar esse tipo de infecção Crianças também sofrem de infecção urinária. E na maioria das vezes ela não está relacionada a más formações anatômicas, e sim à contaminação pelas  fezes . Na época das  fraldas , por mais que a troca aconteça constantemente, elas podem entrar no canal da uretra e causar a infecção.  Segundo Alessandro Danesi, pediatra do Hospital Sírio Libanês (SP), o problema é mais comum em meninas, por conta da anatomia. “Os meninos têm a uretra mais comprida, o que evita a chegada das fezes até a bexiga. Por isso, quando as meninas começam a se limpar sozinhas, é fundamental que os pais ensinem a maneira correta de fazer a higiene, da frente para trás”, diz. Sintomas e tratamento Os primeiros sinais de que o seu filho está com infecção é quando ele se queixa de dor ao urinar, faz  xixi  várias vezes e em pequena quantidade. E como identificar isso no bebê? “Ou por m...