Pular para o conteúdo principal

Higiene Bucal Infantil

Foto: http://www.thuocbietduoc.com.vn
Todos sabem que a higiene bucal é a melhor forma de prevenir cáries, gengivite, mau hálito e outros problemas na boca. Dentes saudáveis têm menos cáries, são limpos e ajudam a falar bem e mastigar corretamente os alimentos.

A cárie é a proliferação de bactérias na boca que acabam afetando os dentes. Esse problema ocorre pela associação de dois fatores: excesso de alimentos que prejudicam os dente e falta de higiene bucal.

Quanto ao habito da escovação dos dentes não tenho problemas com Serginho e Aninha, pois uso aparelho ortodôntico, e como estou sempre escovando os dentes foi um passe de mágica eles adquirirem o habito.
Serginho e Aninha escovando os dentes antes de dormir
Contudo, para minha surpresa, algumas semanas atrás, percebi os dentes de Aninha amarelados e resolvi dar uma olhada mais atenta na sua boca, e pronto! Um dentinho com cárie. Questionei no Berçário sobre sua escovação e todos ficaram igualmente surpresos, pois ela sempre escova-os com perfeição.

Não tinha outro jeito, senão leva - lá ao dentista. E lá, fui esclarecida que o uso de determinado antibiótico prejudica a formação dentaria, a tetraciclina, que adere à dentina, a parte dura do dente, provocando manchas e enfraquecimento. E lembrei que quando a Aninha tinha 10 meses ela teve infecção urinária e foi justamente esse antibiótico usado no tratamento.

Pesquisei sobre o assunto e constatei que esse é o medicamento que estraga os dentes das crianças. Mas isso só acontece se o medicamento for tomado em grande quantidade e enquanto o dente está se constituindo, que foi o caso de Aninha. Depois de completada a formação dentária (que ocorre por volta dos 12 anos), nem uma tonelada de tetraciclina causam problemas. Hoje, praticamente todos os pediatras já têm consciência do que a tetraciclina pode fazer e procuram receitar para as crianças outros tipos de antibióticos, que têm o mesmo efeito.

Outra coisa importante que o dentista explicou-me é que a maioria dos medicamentos infantis (inclusive os antibióticos) apresentam-se na forma de xaropes ou soluções açucaradas para esconder o gosto ruim. E geralmente os medicamentos são prescritos para serem tomados de 6/6 horas ou 8/8 horas e a vezes temos que dar o remédio no meio da noite e acabamos esquecendo de escovar os dentes dos pequenos... e com isso o açúcar do remédio fica em contato com o dente a noite toda e como consequência o ambiente fica propício para o desenvolvimento da cárie. Sem falar que quando os filhos estão doentes ficamos menos preocupados com a higiene bucal.

A higiene bucal consiste em cuidados tanto pessoais como profissionais. A escova de dente é o principal instrumento para a higiene bucal. O correto é escovar os dentes sempre após as refeições, durante, no mínimo, 5 minutos e num local com boa iluminação e sempre de frente a um espelho.

O fio dental também é essencial para uma boa higiene bucal. É o fio dental que remove a placa bacteriana e os restos de alimentos das áreas onde a escova dental não alcança.

Não esquecendo que é muito importante cuidar da higiene bucal desde bebê. Nessa fase a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida, em água limpa, para remover os resíduos de leite. A medida que a criança vai crescendo, os procedimentos da higiene bucal mudam, por isso é muito importante os pais consultarem o dentista. A prevenção é maneira mais econômica e menos dolorida de se cuidar dos dentes.

Foto: www.smartkids.com.br

Fonte:


Comentários

  1. Olá!
    Visitando as amigas cheguei até aqui!
    Higiene bucal é fundamental em qualquer idade, principalmente na infância.
    Eu escovo os dentes do meu de 2 anos 3x ao dia, ele nunca comeu açúcar graças a Deus! Estou sempre de olho.
    Lindos seus filhos!
    Gostei do seu cantinho e já estou acompanhando!
    Tenha uma ótima tarde!
    Carinhosamente

    http://femmedigital.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz Páscoa!

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. A Páscoa representa a vitória da vida sobre a morte, o sacrifício pela verdade e pelo amor .Jesus demonstrou que não se consegue matar as grandes idéias renovadoras, os grandes exemplos de amor ao próximo e de valorização da Vida. Quando era criança sempre me perguntava por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano? Pois bem, o dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Pá...

Lei Menino Bernardo

Sem dúvida, um assunto que gera polêmica é o uso ou não da palmada como auxiliar no processo educativo infantil. Quando criança levei muitas surras, não somente palmadas. Se mereci, não sei... contudo, prometi que ao ser mãe não bateria nos meus filhos, pois não gostava de apanhar. Meus pais foram criados assim, apanhando, por isso não os culpo ou guardo remorso. Se hoje sou o que sou por causa das palmadas? Garanto que não! Para mim palmada não educa. Serginho - meu primogênito - está com seis anos e nunca levou, de mim, um tapa no bumbum.  Prefiro impor castigos, deixá-lo sem ver TV ou sem usar computador. A primeira vez que o meu esposo – Sérgio - deu-lhe uma palmada, choramos os três juntos. Eu sou contra a palmada! Concordo com o que a Xuxa disse ao Fantástico, ao defender a total ausência de violência. "Eu acho que não tem que ter violência contra a criança. Ninguém está falando de como tem que ser feito, a gente está falando do que não pode ser feito. Não pode usar violênci...

Infecção urinária em crianças: como prevenir ..

Não são só os adultos que sofrem com o problema. Crianças e até bebês podem apresentar esse tipo de infecção Crianças também sofrem de infecção urinária. E na maioria das vezes ela não está relacionada a más formações anatômicas, e sim à contaminação pelas  fezes . Na época das  fraldas , por mais que a troca aconteça constantemente, elas podem entrar no canal da uretra e causar a infecção.  Segundo Alessandro Danesi, pediatra do Hospital Sírio Libanês (SP), o problema é mais comum em meninas, por conta da anatomia. “Os meninos têm a uretra mais comprida, o que evita a chegada das fezes até a bexiga. Por isso, quando as meninas começam a se limpar sozinhas, é fundamental que os pais ensinem a maneira correta de fazer a higiene, da frente para trás”, diz. Sintomas e tratamento Os primeiros sinais de que o seu filho está com infecção é quando ele se queixa de dor ao urinar, faz  xixi  várias vezes e em pequena quantidade. E como identificar isso no bebê? “Ou por m...