Pular para o conteúdo principal

Médicos brasileiros trabalhariam no MSF?



“Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização médico humanitária internacional, independente e comprometida em levar ajuda às pessoas que mais precisam. O trabalho de MSF é baseado nos princípios humanitários da ética médica e da imparcialidade. Com compromisso de levar a qualidade do cuidado médico a quem precisa, tendo como objetivo operar com eficiência e minimizar todos os gastos administrativos e de campanha.

Todos que atuam com MSF, sejam médicos, especialistas em saúde ou profissionais de outras áreas, devem sempre honrar os seguintes princípios, descritos na Carta Magna de MSF: "A organização Médicos Sem Fronteiras leva socorro às populações em perigo e às vítimas de catástrofes de origem natural ou humana e de situações de conflito, sem qualquer discriminação racial, religiosa, filosófica ou política."

"Trabalhando com neutralidade e imparcialidade, os Médicos Sem Fronteiras reivindicam, em nome da ética médica universal e do direito à assistência humanitária, a liberdade total e completa do exercício da sua atividade."

"Eles se empenham em respeitar os princípios deontológicos da sua profissão e em manter uma total independência em relação a todo poder, bem como a toda e qualquer força política, econômica ou religiosa."

"Voluntários, eles medem os riscos e perigos das missões que realizam e não reclamam qualquer compensação que não seja aquela oferecida pela organização."

Sua iniciativa é independente, e não está atrelada a poderes políticos, militares, econômicos ou religiosos, com liberdade de ação graças à independência financeira. De todo o financiamento de MSF, 89% vêm de doações de indivíduos e da iniciativa privada.  A continuidade dos projetos é garantida através de doações de pessoas que apoiam o trabalho humanitário da organização. Em 2007, foram mais de 5 milhões de euros arrecadados entre doadores individuais e fundos privados de todo o mundo.

Em nome da ética médica universal e da assistência aos direitos humanos, MSF se mantém neutra no exercício de suas funções. O socorro deve ser sempre levado aos civis, independentemente de que lado de um conflito se encontrem, afinal, o seu compromisso é o de levar cuidados médicos a quem precisa, sem distinção de raça, religião, crença e convicção política. A ajuda prestada deve ser sempre proporcional às necessidades, e os recursos devem ser destinados de acordo com a urgência da necessidade a ser suprida.” (extraído do site Médicos Sem Fronteira)

Considerando o propósito do MSF, pergunta-se se os Médicos brasileiros fariam parte de seus arraiais. Contudo, antes de responder ao questionamento, cumpra o leitor duas etapas:

Primeiro, recorrer à Folha de São Paulo do último dia 27, quarta-feira, que veiculou matéria sobre as críticas do ministro Alexandre Padilha (Saúde) em defesa dos médicos estrangeiros, vindos para trabalhar no programa federal “Mais Médicos” e que foram chamados de escravos por médicos brasileiros no Ceará, na noite do dia 26.  Segundo Padilha, a atitude de alguns profissionais - um grupo isolado - “são truculentas, incitam preconceito e a xenofobia. Um verdadeiro corredor polonês da xenofobia, atacando médicos que vieram de outros países para atender nossa população apenas nos municípios onde nenhum profissional brasileiro quis atender".

Segundo, consultar o “Juramento de Hipócrates” que é uma declaração solene, tradicionalmente feita por médicos por ocasião de sua formatura. Nesse juramento, atente-se para o parágrafos que dizem  o seguinte: “(...) Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. “(...) Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.”

Ora, não entramos no julgamento de quem quer que seja, deixando o leitor com ampla liberdade de fazê-lo. Mas, para finalizar e vendo o sofrimento declarado pelos Médicos Brasileiros nos postos e unidades de saúde do Brasil, com baixos salários e más condições de trabalho, concluímos que seja uma reação natural vaticinada pelo próprio Juramento que diz, claramente:


“Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça.”




* Colaboração de Guilherme H. C. C. Dantas

Comentários

  1. Olá!!!, Deus
    te abençoe, amigao seu blog é maravilhoso continue assim, S-U-C-E-S-S-O

    Já estou te
    seguindo, aguardo a retribuição.

    Canal de
    youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    Fanpage: https://www.facebook.com/pages/Batom-Vermelho/490453494347852?ref=ts&fref=ts

    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Infecção urinária em crianças: como prevenir ..

Não são só os adultos que sofrem com o problema. Crianças e até bebês podem apresentar esse tipo de infecção Crianças também sofrem de infecção urinária. E na maioria das vezes ela não está relacionada a más formações anatômicas, e sim à contaminação pelas  fezes . Na época das  fraldas , por mais que a troca aconteça constantemente, elas podem entrar no canal da uretra e causar a infecção.  Segundo Alessandro Danesi, pediatra do Hospital Sírio Libanês (SP), o problema é mais comum em meninas, por conta da anatomia. “Os meninos têm a uretra mais comprida, o que evita a chegada das fezes até a bexiga. Por isso, quando as meninas começam a se limpar sozinhas, é fundamental que os pais ensinem a maneira correta de fazer a higiene, da frente para trás”, diz. Sintomas e tratamento Os primeiros sinais de que o seu filho está com infecção é quando ele se queixa de dor ao urinar, faz  xixi  várias vezes e em pequena quantidade. E como identificar isso no bebê? “Ou por m...

Feliz Páscoa!

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. A Páscoa representa a vitória da vida sobre a morte, o sacrifício pela verdade e pelo amor .Jesus demonstrou que não se consegue matar as grandes idéias renovadoras, os grandes exemplos de amor ao próximo e de valorização da Vida. Quando era criança sempre me perguntava por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano? Pois bem, o dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Pá...

7 lugares que desejo conhecer

Esse é o tema da Blogagem coletiva, do Café entre Amigos, dessa semana. Muitos colegas meus, devem estar esperando aparecer aqui cidades como nova York, Paris ou Milão. Por mais que esses lugares sejam encantadores, não estão na minha lista de lugares que quero conhecer antes de morrer. Na minha lista, contem lugares exóticos, históricos, e que vai valer a pena, esperar Aninha e Serginho ficarem maiores para viajarmos juntos. Mas vamos lá, nos lugares que eu quero conhecer... 1 – Dinamarca A vontade de conhecer esse lugar surgiu quando estava lendo Hamlet (Shakespeare), afinal quem não se lembra da famosa frase: “algo de podre acontece no reino da Dinamarca”. E quando estudei economia, ficou mais forte (fiz um trabalho sobre esse país). A Dinamarca possui um dos melhores IDH, segundo a ONU. Descobri que licença maternidade, lá dura um ano, e desemprego é quase nulo. 2- Stonehenge – Inglaterra Fica na planície de Salisbury, no sul da Inglaterra. Um monumento histórico que sempre me fasc...