Pular para o conteúdo principal

Atividades de lazer que despertam o conhecimento



Nada melhor do que aproveitar a curiosidade nata dos pequenos para estimular o conhecimento. Pensar o aprendizado para além das várias atividades infantis que propomos em casa ou na sala de aula é essencial para complementar o desenvolvimento de toda criança. Incluir no seu roteiro de lazer visitas ao museu, zoológico, planetário, aquário, exposição ou centro de cultura pode ser uma ótima maneira de despertar o interesse da criançada por diferentes áreas do conhecimento. Veja a seguir algumas razões para frequentar esses lugares com os seus filhos:

Natureza- Aprender fauna e flora:

Visitas ao zoológico, jardim botânico, aquários ou oceanários são atividades de lazer que oferecem a oportunidade de aprender sobre o funcionamento dos vários ecossistemas que nos rodeiam - do mangue ao fundo do mar, da floresta tropical aos rios, desertos e lagoas. Nesses lugares as crianças  estão livres para explorar a fauna e a flora, deparar-se e, até mesmo, surpreender-se com a imensa variedade de espécies de animais e plantas que habitam o nosso planeta.

É claro que a educação ambiental deve ser sempre incentivada tanto em casa como na escola, mas oferecer oportunidades de contato real com a natureza e com os animais gera uma relação de proximidade, fundamental para que a criança entenda a importância e o papel que a natureza cumpre em nossas vidas. Incentivar este contato estimula a criança a pensar o meio ambiente não como indivíduo alheio, mas como parte dele. Além de educativos, passeios como estes promovem o despertar de uma consciência ecológica. 

Museu- Descobrindo o mundo e a si mesmo: 

O que são os museus senão um pedaço da nossa própria história? Rever os costumes e tradições dos povos antigos permite que a criança reflita sobre a sua própria identidade e a linha evolucionária do tempo - o que nós fomos e o que somos hoje. Também pelo seu caráter multidisciplinar, museus são ótimas opções para complementar o currículo escolar e incentivar outras áreas do conhecimento. Um mundo novo se revela quando uma criança visita um museu.

Planetário- Viajando pelo universo: 

Outra atração sensacional para estimular o aprendizado da criançada é uma visita ao planetário. Além de uma excelente maneira de apresentá-los ao universo da astronomia e os fenômenos que regem os corpos celestes, os pequenos podem ficar simplesmente fascinados com as projeções do céu em uma tela 360° - experiência que cinema nenhum poderá oferecer.

Arte- Imaginação criativa: 

Pode parecer coisa só de adulto, mas arte é um excelente meio para estimular a criatividade e o raciocínio da criançada. Esta forma de expressão, nas suas mais variadas vertentes, texturas, cores e formas, encoraja 
o senso crítico e novas maneiras de se interpretar o mundo. Da próxima vez que houver uma exposição de arte perto de você, não hesite em levar os seus filhos, poderá ser uma experiência e tanto! 

Seja qual for o passeio na sua agenda de fim de semana, o importante é estimular a imaginação e aptidão natural que as crianças possuem para o aprendizado. Para tirar o melhor proveito pedagógico dessas atividades procure criar expectativa nas crianças, e depois de uma visita a um museu ou exposição crie o hábito de fazer perguntas e conversar com os pequenos sobre o que eles viram e o que mais gostaram. Ao fazer isso, você os ajuda a reter na memória o que acabaram de aprender e permite ainda que o interesse pelo assunto siga adiante. O que você está esperando? Passear é bom, mãe!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz Páscoa!

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. A Páscoa representa a vitória da vida sobre a morte, o sacrifício pela verdade e pelo amor .Jesus demonstrou que não se consegue matar as grandes idéias renovadoras, os grandes exemplos de amor ao próximo e de valorização da Vida. Quando era criança sempre me perguntava por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano? Pois bem, o dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Pá...

Lei Menino Bernardo

Sem dúvida, um assunto que gera polêmica é o uso ou não da palmada como auxiliar no processo educativo infantil. Quando criança levei muitas surras, não somente palmadas. Se mereci, não sei... contudo, prometi que ao ser mãe não bateria nos meus filhos, pois não gostava de apanhar. Meus pais foram criados assim, apanhando, por isso não os culpo ou guardo remorso. Se hoje sou o que sou por causa das palmadas? Garanto que não! Para mim palmada não educa. Serginho - meu primogênito - está com seis anos e nunca levou, de mim, um tapa no bumbum.  Prefiro impor castigos, deixá-lo sem ver TV ou sem usar computador. A primeira vez que o meu esposo – Sérgio - deu-lhe uma palmada, choramos os três juntos. Eu sou contra a palmada! Concordo com o que a Xuxa disse ao Fantástico, ao defender a total ausência de violência. "Eu acho que não tem que ter violência contra a criança. Ninguém está falando de como tem que ser feito, a gente está falando do que não pode ser feito. Não pode usar violênci...

Infecção urinária em crianças: como prevenir ..

Não são só os adultos que sofrem com o problema. Crianças e até bebês podem apresentar esse tipo de infecção Crianças também sofrem de infecção urinária. E na maioria das vezes ela não está relacionada a más formações anatômicas, e sim à contaminação pelas  fezes . Na época das  fraldas , por mais que a troca aconteça constantemente, elas podem entrar no canal da uretra e causar a infecção.  Segundo Alessandro Danesi, pediatra do Hospital Sírio Libanês (SP), o problema é mais comum em meninas, por conta da anatomia. “Os meninos têm a uretra mais comprida, o que evita a chegada das fezes até a bexiga. Por isso, quando as meninas começam a se limpar sozinhas, é fundamental que os pais ensinem a maneira correta de fazer a higiene, da frente para trás”, diz. Sintomas e tratamento Os primeiros sinais de que o seu filho está com infecção é quando ele se queixa de dor ao urinar, faz  xixi  várias vezes e em pequena quantidade. E como identificar isso no bebê? “Ou por m...